LOOKS

Enjoei muda desenvolvimento

Site de e-commerce troca guarda roupa na área de engenharia de software com ajuda da Loonar.

18 de fevereiro de 2022 - 06:05
Enjoei é um nome em alta no e-commerce brasileiro. Foto: divulgação.

Enjoei é um nome em alta no e-commerce brasileiro. Foto: divulgação.

O Enjoei, um badalado site de venda de artigos usados, contratou a Loonar, uma startup especializada em soluções para desenvolvimento de software, para dar uma sacudida nos seus métodos de trabalho.

O e-commerce, que fez uma abertura de capital de R$ 1,1 bilhão no final de 2020 e vem em crescimento acelerado, usava uma combinação de diversas ferramentas no seu desenvolvimento de software.

A Loonar fez customizações na plataforma de acompanhamento Jira e da ferramenta de trabalho colaborativa Confluence, soluções da Atlassian, além de mapear o uso de outras ferramentas como os canais de comunicação no Slack e o repositório Github, entre outras.

O objetivo final é criar um novo modelo para evitar a criação de silos dentro da empresa e dar mais visibilidade entre as áreas do trabalho de cada uma.

Além disso, a Loonar desenvolveu uma série de dashboards com métricas de performance e previsibilidade para os times.

A companhia baseia a consultoria nos princípios do Dynamic Work Design, uma suíte de técnicas e princípios desenvolvidos por especialistas do MIT. 

“A Loonar estruturou uma arquitetura ágil que possibilitou a automatização dos processos,  antes feitos de maneira descentralizada e manual. Com isso, na prática, o time executor passou a ter maior facilidade de acesso e navegação em várias camadas de informação”, explica Nikolas Lenzi, gerente de agilidade do Enjoei.

Com uma gestão mais visual dos processos, a Enjoei conseguiu evoluir a qualidade do processo de desenvolvimento ágil de software, aponta Lenzi.

“A agilidade se baseia em melhoria contínua. Com o acesso fácil às informações, temos um ambiente que promove discussão e colaboração, com mais visões dos profissionais e um senso de participação maior”, diz Lenzi.

O Enjoei permite que os usuários criem lojas virtuais próprias. Com um foco em artigos de moda e muitos vendedores conhecidos no meio fashion.

A vendas vem em alta. No ano passado, foram vendidos R$ 826 milhões em produtos dentro da plataforma, uma alta de 67% frente ao volume de 2020.

Além disso, o número de novos compradores cresceu 17%, para 735 mil em 2021, contra 629 mil em 2020. O número de produtos publicados cresceu 37% entre 2020 e 2021, para 15,1 milhões.

A Loonar foi fundada em 2020 e já entregou 30 projetos em clientes como Sonda, Center Norte, Amanco Wavin e Cogna.