A 700 KM/H

Ericsson testa LTE em voo de jato


02 de janeiro de 2013 - 16:23
Neil Armstrong, por pouco, não testou o 4G. Foto: reprodução

Neil Armstrong, por pouco, não testou o 4G. Foto: reprodução

A Ericsson testou a conexão 4G usando um avião a jato e em baixa altitude – a 300 metros acima do solo.

A empresa utilizou um voo de rotina da Saab Aeronautics na cidade de Linköping, na Suécia. À bordo, dois engenheiros da Ericsson com computadores equipados com dongles 4G/LTE.

Ao sobrevoar Västervik foram realizadas medições para determinar o impacto do efeito Doppler, o desempenho de transferência e a estabilidade de transmissão de vídeo.

Os resultados mostraram que os dispositivos foram capazes de se conectar à internet com uma velocidade de downlink máxima de 19 megabites por segundo, enquanto voavam a 700 km/h e com a força do 4G/LTE.

O efeito Doppler, que limita a velocidade em que o usuário pode se deslocar em uma linha reta ou na direção de uma estação radiobase 4G/LTE, foi testado com sucesso, segundo a empresa. A conectividade com a internet foi mantida durante o voo em linha reta e a mais de 600 km/h em direção à estação radiobase.

Conforme Clayton Cruz, Diretor de Banda Larga Móvel da Ericsson para a América Latina, o objetivo da ação era mostrar que os equipamentos de rede atendem às necessidades de todo tipo de usuário.

“A rede comercial utilizada para os testes não foi alterada para o teste de mobilidade extrema. Nossos produtos para rede core e de rádio e rede provaram ser robustos. Foi interessante ver o seu alto desempenho”, acredita.

Atualmente, as redes LTE são capazes de fornecer velocidades de mais de 100Mbps, mas são feitos testes com alta velocidade a partir da necessidade de usuários como os passageiros de trens, por exemplo.

De acordo com dados da própria empresa, a Ericsson tem mais de 50% do mercado de LTE na América Latina em volume.

Cofira o vídeo que demonstra a utilização: