ERP Millennium zera perda de venda na Cordez

A Cordez, detentora de marcas como Travel Way, Rip Curl, Pucca e Ana Hickmann, entre outras, otimizou sua emissão de pedidos em 50% com o ERP da Millennium Network.

O sistema, voltado especificamente ao setor de vestuário, automatizou todo o processo de gestão de estoques e pedidos de vendas da Cortez.

Com isso, a equipe comercial passou a enviar seus pedidos pela internet, o que possibilitou compartilhar os dados com os setores de contas a pagar e produção.

24 de novembro de 2011 - 16:12

A Cordez, detentora de marcas como Travel Way, Rip Curl, Pucca e Ana Hickmann, entre outras, otimizou sua emissão de pedidos em 50% com o ERP da Millennium Network.

O sistema, voltado especificamente ao setor de vestuário, automatizou todo o processo de gestão de estoques e pedidos de vendas da Cortez.

Com isso, a equipe comercial passou a enviar seus pedidos pela internet, o que possibilitou compartilhar os dados com os setores de contas a pagar e produção.

“Integramos todos os nossos departamentos. Com o ERP, estamos mais próximos da real demanda da fábrica, o que nos traz grande economia desde a compra de matéria-prima até a logística de transporte da mercadoria”, afirma Alexandre Assis, gerente de TI da Cordez.

Segundo ele, a força de vendas da empresa percorre todo o país, e muitas vezes o pedido coletado em regiões muito distantes demorava a ser inserido no sistema.

“Já aconteceu, por exemplo, de o vendedor estar em outro estado, e quando retornava à base administrativa para emitir o pedido, o estoque já estava esgotado. Com isso, a venda era perdida”, revela Assis.

Hoje, isso não ocorre mais, garante o gestor de TI: com o ERP implantado em notebooks, os vendedores deram adeus aos blocos de papel, passaram a acessar tudo pela web, e a perda de vendas não aconteceu mais.

O gerente explica que, entre os relatórios gerenciais mais importantes para o negócio, estão o diário de cobrança, de vendas, visualização de estoque, além de um ranking com foto dos produtos mais solicitados em determinado período.

“Para a geração destes relatórios, tínhamos uma equipe de analistas dedicada, e com a agilidade do ERP, o que antes era feito em vários dias, hoje é entregue à diretoria em poucas horas”, afirma Assis.

Visibilidade de estoque
Com a ajuda do ERP da Millennium, a Cordez pode elaborar análises tanto do estoque físico de peça, quanto do já faturado.

A análise configurada no sistema mostra o que há disponível, o que está pré-faturado, e quais são os produtos que podem ser vendidos, com imagens que melhoram o planejamento de compras da companhia, pois permite saber exatamente quantas unidades estão sendo vendidas de cada mercadoria, e o que é necessário repor.

Além disso, com a nova ferramenta a diretoria recebe diariamente todas as informações sobre o andamento das vendas.

É possível, ainda, enxergar resultados em recortes por determinado intervalo de tempo, ou compilados mensalmente, acompanhando o crescimento das vendas, os pedidos registrados ou cancelados.

De um dia para cinco minutos
Na área de faturamento, o ERP também melhorou a rotina, trazendo à tela dos responsáveis informações sobre tudo o que é faturado, saldos de cada conta atualizados em tempo real, em um material que, na sequencia, vai para um analista que elabora a planilha a ser validada junto à diretoria.

“Antes do Millennium este relatório levava o dia todo, hoje todo o trabalho está pronto em menos de cinco minutos”, afirma Assis.

A Cordez desenvolve, importa e distribui artigos de vestuário para todo Brasil e América Latina.

A companhia tem centro administrativo e show room em São Paulo, além de representantes em todo o país.

Já a Millennium é sediada em São Paulo e tem unidades em Caxias do Sul, Vila Velha, Fortaleza, Rio de Janeiro e Goiânia.

A companhia é especializada em sistemas para a indústria e o varejo dos setores de vestuário, acessórios e decoração, atendendo a mais de 1 mil clientes em todo o território nacional, além de Colômbia e Uruguai.

Recentemente, a companhia ampliou sua sede, que hoje tem capacidade para mais de 150 profissionais, em um projeto que exigiu investimento de mais de R$ 400 mil.

A ação faz parte da estratégia da companhia para expandir os negócios, inclusive no exterior: o projeto de internacionalização está em andamento, e visa atingir presença mais forte nos países de toda a América do Sul até 2012.