SEGURANÇA

EUA bane Kaspersky do governo

Órgãos públicos do país devem remover qualquer software da Kaspersky Lab em 90 dias.

14 de setembro de 2017 - 08:25
Kaspersky está fora do governo americano. Foto: Kaspersky blog.

Kaspersky está fora do governo americano. Foto: Kaspersky blog.

O Department of Homeland Security, responsável pela segurança interna nos Estados Unidos, acaba de publicar uma diretriz que obriga os órgãos públicos do país a remover qualquer software da Kaspersky Lab em 90 dias.

Pela norma, os gestores de TI responsáveis têm 30 dias para identificar o software e 60 dias para planejar a substituição.

A agência, mais conhecida pelos brasileiros por ser responsável pelos controles de imigração nos aeroportos dos EUA, justificou a decisão pelos laços da Kaspersky com os serviços de espionagem da Rússia e as leis russas que obrigam a empresa abrir para o governo dados que transitem em redes do país.

A Kaspersky distribuiu um comunicado informando que as vendas para o governo americano já não eram expressivas e que a proibição não afetará os planos de expansão na América do Norte, que incluem a abertura de escritórios em Los Angeles, Chicago e Toronto ainda 2018.

Outras empresas enfrentam situações similares, como a chinesa Huawei, proibida de vender para os governos americano e australiano. A China também não compra software da Kaspersky ou de qualquer fabricante não chinês.

Os problemas da Kaspersky, no entanto, podem estar entrando na esfera dos consumidores finais: na semana passada, a rede de varejo de tecnologia Best Buy decidiu parar de vender os produtos dos russos, sem dar maiores explicações.

O envolvimento dos serviços de espionagem russos na última eleição americana ainda está em discussão no país e ajudou a levar o debate sobre a Kaspersky para o mainstream.

O Brasil, junto com a América Latina, é uma região em alta para a Kaspersky.

A multinacional russa reforçou no final do ano passado sua atuação na América Latina, transformando a região na sétima unidade de negócios autônoma da companhia.

A região latino americana passou a ter autonomia para definir estratégias comerciais e de canal, assim como já acontece nas áreas Ásia Pacífico, Europa, América do Norte, Japão, Rússia e na área que une Oriente Médio, Turquia e África.

Os negócios na América Latina representam 7% do faturamento da Kaspersky Lab, que nos últimos anos tem ficado estagnado na faixa dos US$ 600 milhões.