
A Eurofarma acaba de lançar a plataforma Eurofarma Synapsis para a seleção de 12 startups. Foto: Divulgação.
A Eurofarma acaba de lançar a plataforma Eurofarma Synapsis, voltada para a seleção de 12 startups da área de saúde para um programa de aceleração do crescimento. A iniciativa conta com a parceria da Endeavor.
As inscrições podem ser realizadas até 9 de fevereiro de 2018 na página Eurofarma Synapsis. As empresas selecionadas para apresentar seus projetos serão anunciadas em 23 do mesmo mês.
Em 8 de março, uma banca formada por executivos da Eurofarma e da Endeavor selecionará as 12 empresas que farão parte do programa.
A plataforma de inovação busca startups que já estejam operacionais e em crescimento.
O projeto busca empresas com foco em áreas como relacionamento com grupos de interesse (médicos, pacientes, farmacêuticos, distribuidores e hospitais); eficiências em processos-chave; pesquisa & desenvolvimento; operações industriais e administrativo; sustentabilidade; inteligência de mercado gestão de pessoas; engajamento, atração e retenção de talentos.
As empresas selecionadas terão acesso a mentorias com a rede Endeavor e acesso a empreendedores em estágio de crescimento semelhante.
Os empreendedores poderão alavancar seus negócios a partir de informações e tendências no setor de saúde, com mentoria em áreas de suporte como marketing, vendas e logística.
Além disso, as startups terão acesso à rede de relacionamento da Eurofarma, que contempla mais de 4 mil fornecedores e mais de 1,5 mil clientes ativos (B2B). A empresa ainda mantém mais 600 mil contatos médicos por mês.
Para Maria Del Pilar Muñoz, vice-presidente de Sustentabilidade e Novos Negócios, a Synapsis representa um avanço importante na estratégia de inovação da empresa.
“A Eurofarma nasceu de um sonho e há 45 anos também era uma startup. Hoje, inauguramos uma nova etapa na parceria com empresas que, assim como nós, também querem crescer e a nossa proposta é acelerar esse processo”, afirma.
A Endeavor, parceira nesta empreitada, irá cuidar da captação das startups e auxiliar na triagem.
"Continuar crescendo e levar uma empresa para um novo patamar é um desafio gigante. Demanda talentos, capital e um empreendedor com um sonho realmente grande, resiliente e capaz de executar. É nesse momento de virada que o Synapsis irá ajudar - fazendo boas conexões para que os empreendedores tomem decisões melhores e aprendam com quem já fez.", comenta Igor Piquet, diretor de Apoio a Empreendedores da Endeavor.
A Eurofarma investe 6% de sua receita em P&D e deve chegar a 10% nos próximos anos.
"O lançamento de novos produtos e a expansão internacional seguirão impulsionando o nosso crescimento. Ao mesmo tempo, a inovação deve permear todas as áreas e processos da empresa para nos tornarmos ainda mais vanguardistas e competitivos. É neste contexto que nasce o Eurofarma Synapsis. No médio prazo, a plataforma de inovação aberta poderá receber 5% do lucro líquido da companhia”, finaliza Pilar.
Com 12 plantas fabris na América Latina, a Eurofarma conta com mais de 280 produtos em seu portfólio. Em 2016, produziu mais de 290 milhões de unidades e atingiu receita de R$ 3,3 bilhões, valor 15,7% superior ao na anterior.