CERTIFICADOS

Ex-ITI é diretor na Dinamo Networks

Marcelo Buz assume a área de assinatura digital na empresa de segurança.

04 de setembro de 2023 - 06:54
Marcelo Buz.

Marcelo Buz.

Marcelo Buz, ex-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), acaba de assumir o cargo de diretor de negócios em Identidade e Assinatura Digital da Dinamo Networks.

É uma boa contração. O ITI é uma autarquia federal que regula o uso de certificados digitais no Brasil. 

“Quero contribuir com meu conhecimento e experiência, auxiliando a Dínamo a manter sua posição na vanguarda da segurança cibernética”, afirma Buz, que presidiu o ITI entre janeiro de 2019 e junho de 2020. 

Falando em termos mais técnicos, o ITI é a Autoridade Certificadora Raiz, de onde provêm as diretrizes para a emissão dos certificados digitais por autoridades certificadoras de acordo com regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil.

O comitê gestor, por sua vez, é formado por representantes dos poderes públicos, sociedade civil organizada e pesquisa acadêmica.

Buz tem um bom currículo acadêmico, com um MBA em executivo internacional na UFRGS que teve módulos em instituições prestigiadas em Barcelona, Paris e Montreal.

Ele também foi vereador pelo Democratas em São Leopoldo, uma cidade de 238 mil habitantes na região metropolitana de Porto Alegre. Na época da nomeação, o ministro da Casa Civil era o também gaúcho Onyx Lorenzoni, do Democratas.

A Dinamo Networks é sediada em São Paulo e atua no mercado de segurança de informação, com destaque para uma linha hardware para guarda segura de certificados digitais, os chamados HSMs.