Marcos Lopes. Foto: divulgação.
A Engineering Brasil, parte do grupo global de tecnologia da informação e consultoria, anunciou a chegada de Marcos Lopes como o novo vice-presidente da sua vertical de indústria e serviços.
Lopes vem da Tata Consultancy Services (TCS), onde era diretor sênior de contas desde dezembro de 2024. Anteriormente, passou pelas empresas EY, Accenture, Vale, MLX e Samarco ao longo de 30 anos de carreira.
O executivo é graduado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Espírito Santo, com pós-graduação em conservação de energia pela mesma instituição. Além disso, possui MBAs em gestão de negócios e em gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“Marcos traz uma combinação importante de experiência técnica, visão de negócio e liderança. Sua trajetória sólida no setor industrial e sua vivência em projetos de transformação digital serão fundamentais para ampliar nossa atuação e consolidar o crescimento sustentável da companhia na região”, destaca Filippo Di Cesare, CEO Latam do Grupo Engineering.
Na empresa, Lopes chega com a missão de impulsionar a estratégia de crescimento e a consolidação na América Latina.
O novo VP será responsável por liderar a expansão da atuação da Engineering Brasil no segmento de indústria e serviços, fortalecendo o posicionamento da consultoria como parceira estratégica em jornadas de transformação digital com foco em API, Data e AI.
Seus principais desafios serão expandir a atuação no mercado latino-americano, fortalecer o portfólio de soluções digitais para a indústria e consolidar a companhia como referência em engenharia e tecnologia nos setores relevantes da indústria da região.
Além disso, seus desafios incluem ampliar parcerias estratégicas, acelerar o crescimento sustentável e garantir a excelência na entrega de serviços aos clientes.
“A agilidade e versatilidade da empresa não apenas facilitam a adaptação às demandas do mercado, mas também criam um ambiente propício para a inovação. Essa sinergia foi fundamental para minha decisão de aceitar o desafio”, conta Lopes.
Em atuação desde 2008 e com sede na Itália, a Engineering conta com cerca de 14 mil funcionários em 80 localidades espalhadas pela Europa, América do Norte e América do Sul.
Presente há 17 anos no Brasil, a companhia conta com mais de 800 colaboradores no país e tem clientes como TIM, Claro, Sabesp, Eletrobras, Nestlé, Volvo e Pfizer.
