
Fábio Luiz Oliveira (Foto: LinkedIn)
Fabio Luiz Oliveira, ex-Teradata, assume como head de novos negócios da Cognitive, uma startup de São Paulo focada em tecnologia para a área de marketing, ou uma “martech”, se você preferir.
O executivo é uma contração de peso para uma empresa iniciante. Ele vem de uma passagem de sete anos pela Teradata, uma multinacional da área de análise de dados, da qual foi country manager para o Brasil.
Oliveira também passou um tempo significativo na Oracle, em cargos como gerente de vendas e diretor de vendas para a América Latina.
Seu currículo ainda conta com nomes como HP Enterprise Services, EDS, Unisys e Intergraph.
A Cognitive foi fundada em 2009 por Claudio Oliveira, um professor da ESPM que é pesquisador na área de IA.
Oliveira também trabalhou com análise de dados e BI entre o final dos anos 90 e dos anos 2000 (os primórdios desse tema no país) em grandes empresas como Editora Moderna e Agência Click.
Até agora, a empresa já recebeu investimentos da Bossa Invest, FAPESP e CNPq.
A oferta inclui duas plataformas para conectar as marcas e os consumidores usando inteligência artificial, a Sigmaflow, que coleta informações do Google, Meta e LinkedIn, e a Simulacom, que usa padrões detectados em campanhas anteriores para prever quais combinações funcionam melhor.
Entre seus clientes estão Pepsi, Suvinil, Piraquê, Fiat, Vitarella, Arezzo, Banco BMG, Banco do Brasil, Elma Chips e Hershey’s.