
Fabiana Falcone.
O Distrito Itaqui, uma iniciativa verde com nomes de peso do setor de TI por trás, acaba de chamar Fabiana Falcone, ex-diretora de desenvolvimento de negócios cloud da Embratel, para ser a sua nova CEO.
Localizado em uma área rural de Itapevi, a 30 minutos de São Paulo, o Distrito Itaqui é um espaço de 100 hectares de Mata Atlântica preservada com a meta de se tornar “o primeiro distrito verde de inovação do Brasil”.
Lançado em 2022, o projeto combina uma dimensão de formação de mão de obra e um belo local para realização de eventos corporativos de todo tipo, em um setor no qual a sustentabilidade é uma parte importante da agenda de responsabilidade social corporativa.
Atualmente, conta com importantes parceiros como BASF, CCR, Deloitte, Ecorodovias, EY, IBM, Instituto Heineken, HSM, Luiza Labs, Voke, V8.Tech.
O lugar é bom, o tema é da moda, mas sem dúvida conta muitos pontos os nomes por trás: Adelson de Sousa e Miguel Luiz Petrilli, sócios fundadores do IT Forum, uma das empresas referências em comunicação para o mercado de TI corporativa no país.
O IT Forum (até pouco tempo atrás IT Mídia) combina o site de notícias do mesmo nome, prêmios como o Executivo de TI do Ano e os badalados eventos IT Fórum, que reúnem a creme de la creme do mercado, uma coisa reforçando a outra e turbinando o monumental networking de Sousa e Petrilli.
É fácil ver como isso pode funcionar em favor de um projeto como o Distrito Itaqui, que agora tem uma executiva de calibre de fora da casa à frente.
Falcone foi uma das fundadoras da Ustore, uma empresa de tecnologia de nuvem criada em Pernambuco em 2015 e adquirida anos depois pela Embratel. A executiva cuidava da parte comercial da startup, tendo passado antes pela área de vendas de empresas como ZTE, Cisco, Huawei e Avaya.
"Assumir essa posição é uma honra e uma grande responsabilidade. Mais do que liderar um polo de inovação, vejo uma oportunidade para transformar profundamente a região, impulsionar negócios em tecnologia e promover uma nova era de empreendedorismo”, afirma Falcone.
Gabriela Vicari, a CEO anterior, passa a ocupar a posição de CEO do Instituto Itaqui, frente social e ambiental do negócio, responsável pelos projetos de educação e pesquisa. Vicari trabalhou por 15 anos na IT Fórum, estando envolvida em projetos na área de marketing.