CRIADOR DO CPD DA UFRGS

Falece Manoel Leão


27 de junho de 2013 - 11:35
Professor Manoel Leão. Foto: Carlos Edler.

Professor Manoel Leão. Foto: Carlos Edler.

Faleceu o professor Manoel Luiz Leão, fundador e diretor do Centro de Processamento de Dados da UFRGS.

O profissional ficou conhecido por ter fomentado o estabelecimento de um corpo docente em Informática, na então chamada Divisão Acadêmica do CPD, onde se originaram os cursos de graduação e pós-graduação em Computação da UFRGS e o próprio Instituto de Informática.

Leão, que foi sepultado na quarta-feira, 26, nasceu em Porto Alegre no dia 25 de agosto de 1925 e foi ligado à UFRGS desde 1944, quando ingressou como aluno da Escola de Engenharia, se formando em Engenharia Civil em 1949 e Economia em 1958.

Depois, atuou por anos no ensino e pesquisa em áreas como informática, energia, metalurgia, administração da produção e de pessoal e organização industrial, além de produzir trabalhos técnicos como duas monografias premiadas no I e III Concurso Nacional de Monografia sobre Informática, promovidos pela Secretaria Especial de Informática da Presidência da República.

No final da década de 60, Leão presidiu a Comissão Organizadora do Centro de Processamento de Dados da UFRGS, sendo posteriormente nomeado diretor do órgão, onde estabeleceu uma política focada em formação de pessoal.

Nas décadas seguintes, o professor apoiou a criação de várias empresas surgidas com incentivo da Lei de Reserva de Mercado para a área de Informática, como Parks, Digitel, Edisa, Altus, Digicom, CP Eletrônica e outras.