.png?w=730)
Prof. Dr. João Marcelo Rondina (Foto: Divulgação)
A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), no interior de São Paulo, realizou um projeto para automatizar o processo de login de colaboradores e alunos ao seu sistema com a solução Aruba Networking Central da HPE, implementada pela MPE.
A ferramenta de rede se baseia na nuvem e oferece insights alimentados por IA, visualizações intuitivas, automação de fluxo de trabalho e segurança da borda à nuvem para gerenciar redes de campus, filiais, locais remotos, data centers e IoT usando um único painel.
Nesse cenário, a solução foi integrada ainda ao captive portal, técnica utilizada em redes de Wi-Fi públicas ou privadas para controlar o acesso à rede ou à internet, de terceiros. O provedor não foi revelado.
Antes, a instituição de ensino superior possuía uma rede WLAN, uma rede local que usa ondas de rádio para fazer a conexão dos dispositivos presentes, da Ruckus, marca de software e equipamentos de rede com e sem fio de propriedade da CommScope, baseada em controladoras.
Com a implementação do projeto, entretanto, a organização passou a contar com 60 unidades de ponto de acesso em operação.
O objetivo é que, no futuro, haja espaço para que essa estrutura seja ampliada em 25%.
Nos últimos três meses, já foram registradas autenticações de mais de 4,5 mil usuários e dispositivos.
No mesmo período, foram registrados picos com mais de 600 conexões simultâneas, sem interferir na qualidade da experiência dos usuários.
“O projeto alcançou seus objetivos, trazendo melhorias significativas para funcionários, estudantes e professores da Famerp. O serviço foi aprimorado para oferecer uma experiência mais segura, eficiente e rápida para todos. Com o novo processo de login, os nossos usuários desfrutam de acesso simplificado, reduzindo a necessidade de suporte e permitindo que eles se concentrem mais em suas atividades acadêmicas. Além disso, a velocidade de acesso à rede foi significativamente aprimorada”, explica o Prof. Dr. João Marcelo Rondina, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da Famerp.
A Famerp foi fundada em 1968 e possui em seu complexo um Hospital de Base, que é o segundo maior hospital-escola do Brasil, atrás apenas do Hospital das Clínicas de São Paulo. Seus cursos de graduação incluem medicina, enfermagem e psicologia.
Há mais de 38 anos no mercado de tecnologia com soluções de hardware, a MPE tem sede na capital paulista. Seu portfólio conta com nomes como Komatsu, Cidade Matarazzo, Prefeitura de Araras e EMAE.