INDÚSTRIA

FIEG migra para nuvem da AWS

Projeto da SoftwareOne também aumentou a acessibilidade de alunos EAD.

04 de dezembro de 2024 - 14:59
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), uma das principais entidades de fomento ao desenvolvimento industrial do estado, migrou toda sua infraestrutura de data center para a nuvem da Amazon Web Services (AWS), braço de computação em nuvem da gigante de e-commerce, para melhor atender às demandas de seu setor.

O projeto incluiu o desenvolvimento de uma série de iniciativas de inteligência artificial, lideradas pela SoftwareOne, líder global de softwares e soluções em nuvem.

Um estudo inicial realizado pela AWS revelou que com um datacenter on-premise, o sistema FIEG precisava planejar seus recursos para um período de cinco anos, o que incluía investimentos recorrentes em infraestrutura, servidores e telecomunicações.

Para garantir o sucesso da migração, a FIEG optou por ferramentas especializadas que permitiram o mapeamento completo do ambiente e a execução das atividades técnicas de pré-migração.

Ao todo, foram usadas mais de 2,1 mil horas de projeto, 111 servidores, 200 aplicações e 130 bancos de dados com 50 terabytes migrados em uma operação Big Bang, em que tudo é transferido de uma só vez, sem etapas parciais. 

Além disso, a mudança impactou o sistema FIEG de forma geral, envolvendo 2,3 mil colaboradores, 10 mil alunos e 70 mil pessoas conectadas à instituição, que se beneficiaram do novo ambiente.

“Fomos surpreendidos positivamente pela assistência da equipe técnica, tanto na execução do projeto em si, quanto no pós-projeto, que usou escuta ativa, agilidade e experiência para nos atender, cumprindo todo o cronograma desenhado, e ainda nos propiciando desenvolver novas soluções”, acrescenta Marcos Paulo Fraga, gerente de TI do sistema FIEG.

Com o sucesso do projeto, a FIEG buscou melhorar ainda a acessibilidade de estudantes com deficiências visuais ou auditivas. 

Isso porque, até então, esses alunos precisavam aguardar alguns dias para que as aulas gravadas fossem transcritas e legendadas manualmente.

Diante desse novo desafio, a SoftwareOne e a AWS trabalharam em conjunto para desenvolver uma solução inovadora, com o objetivo de melhorar a acessibilidade no ambiente EAD. 

Utilizando ferramentas de IA generativa e soluções nativas da AWS, foi possível automatizar e acelerar todo o processo de adaptação dos materiais acadêmicos.

Entre as principais tecnologias empregadas no projeto está o Amazon Polly, que converte textos em áudio, permitindo que alunos com deficiência visual consumam materiais como documentos em PDF e Word de forma mais ágil. 

Além disso, o Amazon Textract foi implementado para ler e interpretar diversos formatos de documentos e extrair seu conteúdo textual, facilitando o acesso a materiais didáticos. 

Outro recurso adotado foi o Amazon Transcribe, responsável pela geração automática de legendas para vídeos das aulas gravadas, o que elimina a necessidade de processos manuais e reduz o tempo de espera dos estudantes.

A solução de acessibilidade também conta com o Amazon Bedrock, que utiliza IA generativa para analisar o conteúdo capturado e produzir resumos e insights personalizados para os alunos. 

Adicionalmente, o sistema FIEG, apostou no desenvolvimento de duas novas soluções baseadas em IA para automatizar processos e oferecer insights aos professores.

A primeira dessas iniciativas é a de controle de presença na sala de aula. Utilizando tecnologias como AWS SageMaker e Amazon Rekognition, será implementada uma solução de reconhecimento facial, conectada a câmeras instaladas nas salas de aula, que automatiza a marcação de presença dos alunos. 

Com o recurso, o processo manual de chamada será eliminado, permitindo que os professores economizem tempo e se concentrem mais no conteúdo e na interação com os estudantes.  

O segundo projeto é a análise de sentimentos, que também utilizará a IA para monitorar o engajamento dos alunos em tempo real. 

Por meio da análise das expressões faciais e comportamentos durante as aulas, o sistema será capaz de identificar se os alunos estão atentos, engajados ou desmotivados.  

Fundada em 1950, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) é uma entidade de representação empresarial que reúne sindicatos de diferentes setores industriais no estado de Goiás. Sua principal missão é promover o desenvolvimento sustentável da indústria goiana, atuando como uma ponte entre o setor produtivo, o governo e a sociedade.

Com sede na Suíça, a SoftwareOne conta com cerca de 7,7 mil especialistas em tecnologia localizados em 90 países. A empresa oferece soluções de 7,5 mil fabricantes diferentes para mais de 65 mil clientes.

No Brasil desde 1985, a companhia tem escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Curitiba e Rio de Janeiro.