INICIATIVA

Fisk aposenta CDs e leva aulas para a web

Escola coloca conteúdo multimídia na nuvem e deixará de fabricar cerca de 500 mil CDs por ano.

25 de fevereiro de 2013 - 15:38
Fisk transfere conteúdos multimídia dos CDs para a web. Foto: divulgação.

Fisk transfere conteúdos multimídia dos CDs para a web. Foto: divulgação.

A rede de escolas de idiomas Fisk anunciou para 2013 o fim do uso de CDs em seu material didático, colocando seus conteúdos multimídia na web. O projeto Cyber Fisk conta com atividades desenvolvidas para incentivar os alunos a praticarem o idioma fora da sala de aula, com o uso de aulas em áudio e vídeo.

Totalmente online, a nova ferramenta foi imaginada como inovação pedagógica, tecnológica e também econômica, segundo destaca a escola em comunicado. Com o Cyber Fisk, a escola deixará de fabricar cerca de 500 mil CDs por ano.

Os alunos receberão senhas para se logarem no site do da escola, onde terão acesso ao repositório de conteúdos.

Até o ano passado, a empresa enviava CDs juntamente com os livros de conteúdo didático para as atividades extraclasse.

No entanto, de acordo com o diretor da Fundação Fisk, Christian Ambros, em tempos de tablets e smartphones, o uso desta mídia ficou ultrapassado.

“Além de não gerar resíduos sólidos, já que boa parte desses CDs não eram reaproveitados, o aluno se sentirá mais motivado a acessar o novo sistema, uma vez que a única coisa que precisará é da conexão com a internet”, explica.

Válidas para os cursos de inglês, espanhol e português para brasileiros, as atividades do Cyber Fisk estão diretamente relacionadas ao vocabulário e às estruturas apresentadas nos cursos.

Entre as facilidades apresentadas estão o Cyber Audio para download, para exercícios orais, o Cyber Pronunciation, que tira dúvidas sobre pronúncias, o Cyber Lab, que permite o treino da conversação fora da sala de aula, e o Cyber Dictation, para reprodução ortográfica dos textos gravados.

Os conteúdos dos estágios cursados anteriormente também estarão disponíveis, permitindo que o aluno recorde a matéria anterior.