
Ricardo Barioni.
Ricardo Barioni, analista de TI na Dataprev desde 1998, desenvolveu o Followzup, que implementa uma infraestrutura de apoio à comunicação corporativa. A ferramenta permite que os sistemas comuniquem-se com seus usuários através de mensagens criptografadas, diretamente para seus celulares ou qualquer nova interface.
As mensagens podem ser enviadas em broadcast, multicast e unicast, em modo "batch".
Segundo Barioni, o protocolo de comunicação é aberto, o que permite o desenvolvimento de novas interfaces para qualquer tipo de dispositivo conectado à internet que possua as bibliotecas de criptografia competíveis com o serviço.
“Com a abertura do protocolo, nasce também a oportunidade de envolver a comunidade da construção de novas interfaces, tirando do projeto a exclusividade e responsabilidade de desenvolver novas interfaces para todos os tipos de dispositivos e sistemas operacionais, como acontece com vários produtos do gênero”, relata Barioni.
O serviço é gratuito e está ativo desde agosto desde ano. Atualmente, o projeto encontra-se em fase de divulgação. A expectativa de Barioni é prover o serviço para pelo menos 50 instituições nos próximos anos.
O Followzup implementa o conceito Business-to-Peer (B2P) para encaminhamento de mensagens de texto. De um lado encontram-se as aplicações e sites internet, enviando mensagens. Do outro lado encontram-se seus usuários recebendo as mensagens, de forma semelhante ao envio de mensagens por SMS.
“Desde uma pequena aplicação de mala direta implementada em uma rede doméstica, até um grande portal corporativo, o envio de mensagens é realizado em "modo batch" por intermédio do webservice Followzup, que redireciona as mensagens para a interface de seus usuários, instaladas em seus dispositivos”, afirma Barioni.
Tanto do lado da aplicação quanto do lado da interface do usuário, a comunicação é criptografada através dos protocolos AES e RSA, promovendo confidencialidade em todo trajeto percorrido pela mensagem.
A privacidade também é garantida aos usuários, pois esses podem escolher de quem desejam receber mensagens, o que não ocorre com mensagens por SMS.
O plano de negócios da ferramenta é contar, no futuro, com a publicação de banners (imagem e texto) com a participação de desenvolvedores de interfaces. A forma de contabilização e participação ainda está em estudo e só deve estar definida no início de 2017.