O BNDES vai liberar um aporte de R$ 12,9 milhões para um projeto de pesquisa do Centro de Inovações CSEM (Centre Suisse d’Eletronique et de Microtechnique) Brasil, de Belo Horizonte, focado no desenvolvimento de sistemas para monitoramento agrícola.
O sistema é destinado à agricultura de precisão e será desenvolvido pela CSEM Brasil, com participação da UFMG, que foi contratada para participar do design da solução e desenvolvimento de um sensor multifrequência para aferição de umidade do solo.
A solução vai permitir a integração de sensores, agregados a uma rede sem fio de transmissão de dados, distribuídos ao longo da área a ser monitorada.
Serão possíveis leituras precisas e automatizadas do comportamento de todos os aspectos físicos do campo e da lavoura, fornecendo dados consolidados ao usuário, informa o ComputerWorld.
A Embrapa também participa do projeto, assumindo a parte de execução de testes e ensaios em campo.
Conforme divulgado pelo CSEM, a tecnologia proporcionará a redução dos custos de produção e aumento da produtividade da terra, reduzindo também o impacto ambiental causado pelo uso excessivo de fertilizantes e defensivos.
Os recursos do Funtec também serão utilizados para aparelhar laboratório de pesquisa mineira em nanotecnologia, microssistemas e sensores da instituição voltados às indústrias automobilística, aeronáutica e de semicondutores, entre outras áreas.
O aporte, liberado no âmbito do Funtec, também envolve investimentos na contratação de profissionais.
Além disso, a tecnologia utilizada no projeto também permitirá o desenvolvimento nacional de soluções de encapsulamento de chips e sistemas híbridos para aplicação em diversas indústrias.