
Os fundadores do Kaakau Juliano Thiesen e Leandro Guerra.
Uma rede social para quem é ou gosta de gordinhos. Esta é a proposta da Kaakau, plataforma criada pelos profissionais de TI gaúchos Juliano Thiesen e Leandro Guerra.
Lançado em março, o espaço virtual já ultrapassou dois mil usuários e recebeu a atenção de blogs específicos para o nicho. O buzz fez a página ultrapassar 135 mil pageviews e média de acesso de mil usuários por dia. Agora o objetivo do Kaakau é crescer em torno de três dígitos, em termos percentuais, no primeiro ano.
O plano parece possível se considerado somente o número de brasileiros classificados como obesos pela Organização Mundial de Saúde: 17 milhões, ou seja, quase 10% da população.
Os sócios, gerentes de projeto PMP que trabalham juntos na área há mais de 10 anos, decidiram criar o serviço após estudarem os mercados de nicho e a exploração da cauda longa.
“Constatamos que o público gordinho carecia de um ambiente que fosse direcionado a eles. O Kaakau incentiva estas pessoas a criarem seu perfil e se mostrarem, sem medo de sofrer qualquer tipo de discriminação”, declara Thiesen.
O gerente de projetos afirma que, como este nicho está em fase de descoberta, a concorrência existente, além de pequena, é nova e pouco madura mas ainda assim, merece atenção. Para ganhar a maior fatia deste mercado, os idealizadores do site prometem primar pela inovação, incluindo funcionalidades específicas nas próximas fases previstas para o projeto.
O co-fundador do site afirma que a rentabilidade será um processo gradual que surgirá com a evolução do serviço.
“Todo negócio necessita gerar riqueza, senão vira filantropia. O que podemos adiantar no momento é que, no Kaakau, não haverá qualquer tipo de mensalidade cobrada de usuário, como é comum em sites de relacionamento de nicho, e que todas as funcionalidades disponibilizadas não serão retiradas posteriormente”, afirma Thiesen.
Gordinho não entra
Na contramão do Kaakau, a rede social norte-americana Beautiful People removeu o perfil de cinco mil usuários que, segundo os outros membros, teriam engordado. Os banidos receberam dicas de SPAs onde poderiam entrar em forma e se candidatar de novo.
Os usuários expulsos teriam publicado fotos após as festas de fim de ano e "membros vigilantes, que se orgulham em manter os padrões exigidos pelo site, exigiram ação", segundo comunicado da empresa.
“Permitir que gordinhos participem do site é uma ameaça direta ao nosso modelo de negócio e ao exato conceito em que o site BeautifulPeople foi fundado", declarou o fundador Robert Hintze, que já comentou que o portal pode ser “moralmente feio para os críticos”, mas que seu “sucesso crescente é uma verdade muito bonita”.