
Hora de sair chega mais cedo na Getnet. Foto: Pexels.
A Getnet, empresa de processamento de pagamentos do Santander, adotou a semana de trabalho de 40 horas para os seus cerca de 500 funcionários no Rio Grande do Sul.
A novidade foi divulgada pelo Sindppd-RS, sindicato gaúcho da área de informática.
O acordo prevê que a Getnet adote 42h semanais a partir de 1º de Junho de 2021 e, as 40h, em 1º de Janeiro de 2022, sem reduzir os salários.
Pela convenção coletiva do setor de TI no estado, a semana de trabalho é de 44h, mas o Sindppd-RS tem adotado a estratégia de negociar diretamente com grandes empregadores uma redução.
No caso da Getnet, o sindicato argumentou que os funcionários no Rio Grande do Sul, divididos entre Campo Bom, na região metropolitana, e Porto Alegre, deveriam trabalhar as mesmas 40 horas que os colegas da sede, em São Paulo.
A jornada de trabalho paulista já é de 40 horas semanais desde 2011. Rio de Janeiro, Paraná e Pernambuco também têm 40h. Por outro lado, Santa Catarina, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Distrito Federal tem 44h.
“Há cerca de 10 anos, o Sindppd-RS tem pautado constantemente a redução da jornada de trabalho para 40h semanais nas campanhas salariais do setor privado da TI no Rio Grande do Sul. Esta reivindicação está entre as principais reivindicações da nossa categoria”, aponta o sindicato em nota.
Segundo o Sindppd-RS, o Seprorgs, sindicato patronal do Rio Grande Sul, tem sido “intransigente” e “nem sequer quer discutir a pauta”.
Além da GetNet, o sindicato já fechou acordos similares nos últimos anos com empresas como DBServer, Zenvia, Tlantic, SAP Labs, Totvs, ADP e Capgemini.
Não está claro qual é a quantidade de profissionais de TI no estado que trabalham 44 horas semanais.
Muitas empresas adotam as 40 horas por conta própria, sem envolver uma negociação com o Sindppd-RS, que se engaja principalmente com os funcionários das estatais de TI, e, no caso do setor privado, grandes empresas (a Getnet, inclusive teve a honra de um piquete na porta em 2014).
Questionado sobre o tema pelo Baguete, o Sindppd-RS disse que “pelas informações que temos dos trabalhadores tudo indica que em torno de metade das empresas já tenham 40h semanais”.
Com as grandes empresas cedendo em negociações diretas e outras tantas estabelecendo semanas de 40 horas por conta própria, o Sindppd-RS vai ganhando força na barganha geral contra o Seprorgs, o que torna um acordo geral de 40 horas mais provável no médio prazo.