MESA

GFT faz adoção mundial do Deskbee

Software brasileiro de gestão de escritórios está em roll out na multinacional.

23 de janeiro de 2023 - 11:16
Deskbee já em uso em cinco países onde a GFT está presente. Foto: Depositphotos.

Deskbee já em uso em cinco países onde a GFT está presente. Foto: Depositphotos.

A GFT, uma multinacional alemã especializada em desenvolvimento de software para o setor financeiro, está fazendo uma implantação mundial do Deskbee, um software brasileiro na nuvem focado na gestão de locais de trabalho.

A primeira implementação da ferramenta foi no Brasil, onde o Deskbee entrou em uso em fevereiro de 2022, quando aconteceu a reabertura dos escritórios no país após o período da pandemia do coronavírus.

O Deskbee está disponível para os 4 mil funcionários da empresa no país, espalhados pelos escritórios de Sorocaba, Alphaville e Curitiba. 

Desde então, a solução já foi implementada em Costa Rica, Espanha, Inglaterra, Itália e Polônia, oferecendo suporte para mais de 7 mil usuários em atividades cotidianas como reservar uma mesa, ou uma sala de reuniões 

O Canadá e a matriz da empresa, na Alemanha, são os próximos na lista para a adoção do Deskbee. É a primeira vez que um software adotado inicialmente no Brasil passa a ser um padrão global na GFT.

“A utilização de ferramentas digitais veio para garantir o bom funcionamento do trabalho híbrido. A aceitação do Deskbee no Brasil serviu como referência aos demais países onde a empresa atua”, diz Fernanda Rodrigues, CHRO na América Latina da GFT.

A operação brasileira da GFT tem um peso específico importante dentro do negócio. 

A GFT Brasil aumentou seu faturamento em euros no Brasil em 68% em 2021, atingindo um total de € 81,3 milhões.

O Brasil já é 14% do resultado mundial, representando o terceiro maior mercado da empresa no mundo. 

Sediada em Porto Alegre, a Deskbee atende hoje clientes como Nubank, Loggi, Creditas e Heineken, atuando em 20 países diferentes com 250 mil colaboradores cadastrados na plataforma

A empresa é produto de um reposicionamento no mercado (uma pivotagem, para quem gosta dos chavões de startups).

Inaugurada em 2013, a startup inicialmente era um software para gestão operacional de facilities, sob o nome Desko. Os clientes eram prestadores de serviço, como empresas de limpeza e manutenção. 

Em 2019, a empresa foi relançada, com uma solução voltada para a gestão de ambientes de trabalho híbrido, nos quais os funcionários muitas vezes não tem uma mesa pré-definida, mas reserva uma quando vem trabalhar presencialmente. 

Com a pandemia do coronavírus em 2020, a adoção em massa de home office e a posterior volta gradual aos escritórios, a demanda por soluções como a Deskbee explodiu.

A Deskbee saltou de 20 clientes em abril de 2020 para cerca de 400 hoje em dia.