ADULTO

Golpe: taxas mensais passam despercebidas

Criminosos estão usando sites falsos para cobrar valores de cartões de crédito.

26 de setembro de 2022 - 13:28
O esquema envolveria grandes empresas, como a AWS, sem que elas saibam. Foto: Divulgação

O esquema envolveria grandes empresas, como a AWS, sem que elas saibam. Foto: Divulgação

Criminosos estão criando sites falsos de namoro e conteúdo adulto para cobrar pequenas taxas mensais de cartões de crédito roubados sem que os consumidores percebam. 

Segundo o site Business Insider e a ReasonLabs, empresa de cibersegurança, o golpe cobra pequenas taxas de assinaturas mensais – que variam de US$ 29,95 a US$ 49,95 – para que os valores não sejam detectados pelas vítimas.

O esquema, que já levantou entre US$ 10 milhões e US$ 50 milhões por ano, é considerado complexo.

Até agora, já seriam mais de 200 sites que funcionam, mas não possuem usuários reais ou tráfego. A cobrança mensal é feita utilizando nomes genéricos que soam como oficiais, algo típico de sites de namoro.

Além das páginas falsas, os golpistas criaram uma rede de sites de suporte ao cliente para atender reclamações e emitir reembolsos. Dessa forma, eles evitariam  alarmar empresas de cartão de crédito legítimas. 

O golpe envolveria grandes empresas, como a Amazon Web Services, Mastercard, Visa e GoDaddy, sem que elas saibam.

Andrew Newman, cofundador e diretor de tecnologia da ReasonLabs, relatou ao Business Insider que a empresa entrou em contato com essas companhias, mas nenhuma retornou ou respondeu.

Para o Insider, a AWS disse que recebeu o e-mail de contato, mas não forneceu detalhes suficientes sobre o uso indevido dos serviços para investigar o assunto. 

A GoDaddy relatou que está investigando o problema, a MasterCard disse que não possui nenhum registro de contato sobre o golpe e a Visa não respondeu.

A ReasonLabs afirmou que não foi possível verificar completamente onde os golpistas estão localizados, mas acredita-se que eles estão operando na Europa ou na Rússia.

Newman aconselha que, para se proteger de golpes como este, os consumidores devem estar sempre atentos ao analisar suas faturas de cartão de crédito.

"Algo que pregamos o tempo todo é realmente apenas educação. Se você vir algo estranho, certifique-se de fazer algo sobre isso, porque não vai desaparecer por conta própria", orienta o executivo.

Em junho deste ano, uma pesquisa realizada pelo C+R Research, centro de pesquisa americano especializado em negócios, revelou que a maioria dos consumidores não sabem quanto gastam mensalmente com assinaturas.

Com mil consumidores entrevistados entre 22 de abril e 2 de maio, o estudo revelou que 74% disseram ser fácil esquecer que são cobrados por serviços de assinatura mensal recorrente e 72% optaram pelo pagamento automático.

Quando questionados, a média das estimativas foi de US$ 86, enquanto o gasto real foi de US$ 219. Cerca de 30% dos entrevistados erraram entre US$ 100 e US$ 199 em suas estimativas.