
Protótipo do Google se dirige sozinho. Foto: Divulgação
A aposta da vez para o Google é desenvolver a tecnologia de um carro autônomo. E isso está mais perto do que se imagina. Recentemente a empresa anunciou o primeiro protótipo de carro sem volante do mundo.
Desenvolvido pelo Google e alguns parceiros, os planos da empresa foram revelados por Sergey Brin durante a conferência realizada pelo site Recode nesta semana. A informação é do Exame.
Os carros podem trafegar pelas ruas, ocupando um espaço estritamente pequeno e necessário para que não haja nenhum problema. Anteriormente, a empresa colocava sensores, câmeras e software para que um carro tradicional se dirigisse.
Apesar do visual atípico, parecendo de brinquedo, o veículo é compacto, com um interior com lugar para apenas duas pessoas. Sem painel, volante, pedais e câmbio, sobrou um espaço livre considerável.
De acordo com Brin, a viagem pode ser programada usando um smartphone. Em momentos em que o carro percebe que é seguro acelerar, ele é capaz de chegar a até 160 km/h.
No blog oficial do Google, o diretor do projeto, Chris Urmson, ressaltou os impactos de segurança que o carro pode trazer. “Idosos podem manter sua liberdade mesmo que não consigam lembrar onde a chave do carro está. Bêbados e motoristas distraídos? Isso é passado”, escreve.
Ainda de acordo com Urmson, a ideia é que os carros sejam extremamente básicos. “Nós queremos aprender com eles e adaptá-los o mais rápido possível”, afirma.
Inicialmente, serão construídos 100 protótipos (ainda com controles manuais) para serem testados por funcionários do Google. O post no blog afirma ainda que a ideia é criar um programa piloto na Califórnia nos próximos dois anos. O texto deixa a entender que isso ainda precisaria de acordos, provavelmente com o governo.
Espera-se que esse protótipo não cause complicações maiores contra apresentadores de televisão, como no caso abaixo.