LUPA

Google cutuca Microsoft

Relatório afirma que MS não consegue manter sistemas e dados de usuários seguros.

21 de maio de 2024 - 06:50
Governo americano vem colocando Microsoft debaixo da lupa. Foto: Depositphotos.

Governo americano vem colocando Microsoft debaixo da lupa. Foto: Depositphotos.

O Google publicou um white paper acusando a Microsoft de ser incapaz de manter seus sistemas e os dados dos usuários seguros. 

O documento se baseia em grande parte nos resultados de um relatório pubicado no mês passado pelo governo americano sobre como a Microsoft lidou com a invasão ao software de correio eletrônico Exchange Online em junho de 2023. 

Segundo o Cyber Safety Review Board (CSRB), a Microsoft desconhecia quando e como os hackers chineses do grupo Storm-0558 obtiveram acesso ao sistemas da empresa para o Exchange Online, para invadir caixas de correio eletrônico dos clientes finais.

Um dos detalhes chamativos é o fato de uma chave de segurança usada dentro da empresa ter sido criada em 2016 e seguir funcional sete anos depois.

(Especialmente doloroso para a Microsoft é o fato da CSRB ter citado a política de gerenciamento de chaves do Google como exemplar, o que inevitavelmente é mencionado com destaque no white paper).

O Google também cita dados de outra agência do governo americano, a Cybersecurity and Infrastructure Security Agency (CISA) sobre um ataque cometido em novembro pelo grupo Midnight Blizzard.

Da sua parte, o Google critica as prioridades de segurança da Microsoft e a comunicação pública dos incidentes. 

A conclusão do white paper do Google é dura: “A Microsoft é incapaz de manter os seus sistemas seguros, e portanto, de manter os dados dos consumidores seguros”.  

Com o relatório, o Google quer ganhar espaço para o Gmail e o Google Drive dentro da administração pública americana.

Segundo dados citados pelo Google ao site britânico The Register, 85% das contas de e-mail de funcionários públicos nos Estados Unidos usam tecnologia da Microsoft.

Agora, junto com o white paper, o Google está oferecendo também descontos nos preços dos seus produtos para clientes do setor público americano.