EVERNOTE DO GOOGLE

Google dá mancada e mostra novo serviço


19 de março de 2013 - 17:09
Funcionário do Google pede desculpas pela mancada. Foto: reprodução.

Funcionário do Google pede desculpas pela mancada. Foto: reprodução.

Uma mancada do Google pode ter revelado acidentalmente um serviço inédito da companhia. O site do aplicativo Google Keep ficou disponível nesta terça-feira, 19, mas foi retirado do ar horas depois.

Segundo aponta o site Android Police, o Google Keep é uma aplicação semelhante ao Evernote e Simplenote, onde os usuários podem fazer anotações e lembretes.

No caso do Keep, a integração é feita com o Google Drive, serviço de armazenamento da nuvem, de acordo com os felizardos que tiveram a chance de usar o app.

De acordo com o site ARS Technica, o Google Keep guarda semelhanças com o aposentado Google Notebook, um serviço de pesquisa e anotações pessoais, com suporte a texto, fotos e links, com opções de compartilhamento.

O Notebook foi terminado em 2009 e, curiosamente, o Evernote recebeu um grande número de usuários ao disponibilizar uma ferramenta de migração do serviço do Google para a sua plataforma.

De acordo com o ARS Technica, serviços como o Simplenote, OneNote (da Microsoft) e Evernote demonstram um crescimento em popularidade, ainda mais com sua integração com múltiplas plataformas móveis.

"Este deslize pode indicar que o Google pode estar próximo de um lançamento oficial, então agora é esperar", ressaltou a analista Casey Johnston.

TALVEZ SIM, TALVEZ NÃO

No entanto, mesmo com a especulação de muitos analistas sobre um possível novo produto do Google, outros mantém o pé atrás.

A "escapada" do Google Keep, ao invés de um teste de novo produto, pode não passar de um erro em uma operação de limpeza que o Google anda realizando em seus sistemas.

Na última semana, a empresa anunciou a desativação de diversos serviços criados pela companhia. Entre eles estava inclusive o Google Reader, que teve seu fim marcado para o dia 1º de julho.

Portanto, segundo os analistas do Android Police, o Google Keep pode não ser nada além de um projeto que o Google criou, guardou na geladeira e agora foi mexido para ser deletado.

Mesmo assim, o conselho da analista do ARS Technica, que sugere que o Keep realmente seja um novo aplicativo vindo de Mountain View, segue de pé. Agora é esperar.