
Cuidado onde você clica. Foto: Depositphotos.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou o Google e o Facebook por veiculação de anúncios falsos do programa Voa Brasil nesta quarta-feira, 1.
O Voa Brasil é um programa de subsídio de passagens aéreas do governo federal que ainda não foi lançado oficialmente e cujas regras estão em discussão.
Segundo a Senacon, fraudadores estão solicitando dados e pagamentos dos usuários mediante anúncios monetizados nas plataformas digitais da Meta - que inclui Facebook e Instagram - e do Google.
Os sites falsos levam os consumidores a crer que o programa está ativo, embolsando pagamentos falsos.
A Senacon deu um prazo de dois dias para a saída dos anúncios. Em 10 dias, os empresas devem apresentar um relatório de transparência sobre as medidas adotadas para limitar a propagação desses materiais, com a identificação de todos os conteúdos e anúncios fraudulentos e ilegítimos envolvendo o projeto Voa Brasil, incluindo os respectivos anunciantes, o período de atividade do anúncio e o número de visualizações.
Segundo a Senacon, o descumprimento de quaisquer das medidas vai culminar em multa diária de R$ 150 mil.
O problema para Google, Facebook e companhia limitada é bem maior do que as fraudes visando o Voa Brasil.
A divulgação de anúncios no Google e redes sociais é uma parte central da estratégia de uma variedade de golpes virtuais.
Sem a publicidade, ficaria muito mais difícil para os fraudadores encontrar interessados no Voa Brasil, o que é fácil de fazer pela busca do Google, ou por anúncios exibidos em redes sociais para o público-alvo.
Uma outra variação do mesmo tema é o golpe da falsa segunda via. Na semana passada, a multinacional de cibersegurança Kaspersky revelou que criminosos criaram sites falsos oferecendo a emissão da segunda via das faturas de diversas empresas, incluindo nomes como Sabesp, CPFL, Copasa e Light.
Atrair as vítimas é simples: os criminosos criam sites falsos com a identidade visual de grandes empresas de utilities e investem em anúncios do Google para que elas fiquem bem colocadas nas páginas de busca.
O Google preferiu não comentar (pelo menos para o Baguete) sobre a divulgação de sites falsos de emissão segunda via das maiores empresas de utilities do país.
Sobre a ameaça de multa da Senacon, a empresa enviou uma nota para o jornal O Globo, informando que tem "políticas robustas que delimitam a forma como os usuários podem anunciar em todas as plataformas do Google, incluindo a proibição de anúncios que tentem confundir usuários e de produtos e serviços que induzam comportamento desonesto”.
Não parece estar dando muito certo.