
Após a recente série de cancelamentos, o Google anuncia a manutenção de um produto.
Trata-se da linguagem de programação Go, cuja primeira versão oficial está sendo lançada oficialmente pela empresa de Montain View.
A ideia é oferecer um ecossistema de desenvolvimento que permita rápidas compilações sem, no entanto, abrir mão de facilidade de uso. A companhia de Mountain View diz já estar utilizando a Go em uma série de projetos internos, o que inclui o servidor que hospeda o site da linguagem.
Segundo os engenheiros da empresa, a linguagem serve como uma estrutura para a forma como o código já é utilizado, e como um ponto de partida para o futuro.
No entanto, algumas alterações em relação à versão anterior foram providenciadas, como novos pacotes para a biblioteca e alguns truques para a organização de itens.
A Go é completamente compatível com o Google App Engine SDK, que foi relançada de forma a tirar vantagem dos recursos da nova linguagem.
De acordo com reportagem do portal The Inquirer, a Google quer transpor linguagens complexas como Python e Ruby em algo bem mais simples, o que ajudaria na evolução de seu App Engine.
A sobrevida do projeto se destaca nas movimentações recentes da empresa.
Nos últimos anos, Lively (um tipo de Second Life), Buzz (microblog integrado ao Gmail), Wave (plataforma integrada de comunicação e compartilhamento), todas grandes apostas da empresa, foram descontinuadas.
Code Search, Jaiku, iGoogle, Google Search e Google Labs também entram na lista de baixas, bem como a ferramenta online de edição de fotos Picnik.