
Google é melhor colocada da área de web. Foto: flickr.com/williammarlow.
A edição de 2014 do MIT Technology Review aponta Illumina, Tesla Motors e Google entre as três primeiras colocadas do ranking “50 Smartest Companies”.
No segmento de computação e comunicação, as melhores colocadas na lista são a Samsung (4ª), Square (9ª) e Wal-Mart Stores (16ª).
Já na área de internet e mídia digital, o Google aparece no 3º lugar, a Salesfore.com conquistou o 5º e o Dropbox alcançou o 6º lugar.
A primeira colocação foi dada à Illumina pois o MIT acredita que, em breve, a leitura de DNA deixará de ser apenas uma ferramenta de pesquisa.
“Ler todo o seu DNA (em vez de olhar apenas para determinados genes) será barato o suficiente para ser algo usado regularmente para identificar problemas de saúde e identificar os tratamentos. Este será um enorme negócio, e uma empresa o domina: a Illumina”, relata o ranking.
Para o MIT, uma das maiores vitórias recentes do Google foi a aquisição da Nest Labs, em janeiro, por US$ 3,2 bilhões.
A Nest faz termostatos para casa e alarmes de fumaça. Na segunda-feira, a Nest anunciou a compra da Dropcam, que produz câmeras de monitoramento. O negócio foi fechado em US$ 555 milhões.
O MIT afirma que a Nest transformou uma categoria “moribunda” de negócios ao apresentar produtos inteligentes que aprendem as preferências de seus usuários. Além disso, o que realmente fez o negócio atraente para o Google foi a equipe da empresa. O CEO e co-fundador da Nest é Tony Fadell, ex-executivo da Apple que foi fundamental para o renascimento da empresa.
A colocação da Salesforce.com é justificada pois suas “ferramentas serão cruciais para ajudar as empresas a incorporarem novos dados a partir da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês)”, segundo o ranking.
Já o Dropbox alcançou o 6º lugar pois “seus serviços para negócios estão tornando o armazenamento de arquivos em nuvem mais penetrante”.
Para o MIT, a Amazon está na 10ª colocação porque “está elevando as expectativas em relação ao que o e-commerce pode oferecer”.
Por ampliar sua liderança no mercado de Smartphones e “maximizar as vantagens da sua integração vertical”, a Samsung recebeu o 4º lugar no ranking.
O Square alcançou a 9ª colocação pois não está apenas dando os comerciantes uma maneira de coletar pagamentos por telefone, ele também permite que as pessoas enviem dinheiro através de e-mail para outras pessoas.
Enquanto isso, o Wal-Mart Stores está em 16º lugar por aproveitar seu peso no mercado de varejo enquanto repensa as tecnologias de e-commerce e pagamentos.
Para o MIT, uma empresa é considerada inteligente quando “comercializa uma tecnologia verdadeiramente inovadora, pois é assim que a liderança em um mercado é reforçada”.
O relatório afirma que não contou o número de patentes ou doutores, e sim avaliou o progresso que a empresa teve no ano passado, e se ele que vai definir o seu campo.
O MIT ainda reforçou que “nomes conhecidos como Apple e Facebook não estão nesta lista porque a reputação não importa”. Pare eles, o ranking está destacando as inovações importantes que estão acontecendo agora.