Google pune maus tratos de clientes

Um novo algoritmo desenvolvido pelo Google irá punir nos resultados das buscas as empresas que tratam mal seus clientes.

Na prática, empresas que “oferecem aos usuários uma experiência pobre” serão rebaixadas no ranking do Google.

A decisão foi provocada por uma reportagem do jornal norte-americano New York Times (acesse nos links relacionados abaixo).

02 de dezembro de 2010 - 10:47
Google vai punir empresas que não tratam bem os clientes

Google vai punir empresas que não tratam bem os clientes

Um novo algoritmo desenvolvido pelo Google irá punir nos resultados das buscas as empresas que tratam mal seus clientes.

Na prática, empresas que “oferecem aos usuários uma experiência pobre” serão rebaixadas no ranking do Google.

A decisão foi provocada por uma reportagem do jornal norte-americano New York Times (acesse nos links relacionados abaixo).

O texto indicava que uma empresa conseguiria bons resultados no topo das buscas da ferramenta impulsionada pela repercussão de críticas negativas, já que o algoritmo não diferenciava as citações de uma marca pela qualidade (elogio ou queixa), apenas as quantificava.

“A principal premissa da reportagem foi de mostrar que ser mau na internet pode ser bom para o negócio”, explicou o engenheiro-chefe do Google, Amit Singhal, em seu blog.

Singhal acrescentou que sua equipe se “horrorizou” ao conhecer a história.

Segundo o jornal, o resultado final da distorção era que a empresa – representada pelo seu site oficial no topo das buscas, e não pelas páginas em que era criticada – ganhava em visibilidade e acabava atraindo novos clientes.

A modificação foi qualificada de “solução inicial”.

Num primeiro momento, as empresas citadas na matéria do New York Times, como a DecorMyEyes, serão excluídas do topo da página. Na matéria do jornal, é relatado um atendimento em que a cliente não consegue a mercadoria pedida, recebe uma cobrança extra e ainda é ameaçada pelo atendente da Decor.

"Outras alternativas, além do bloqueio direto de empresas específicas, poderão ser empregadas", explica Singhal.

Uma delas seria o uso de expressões que denotem o sentimento com que a empresa foi citada, diferenciando os elogios das críticas e convertendo as reclamações em pontos negativos no sistema de ranqueamento de empresas do buscador.

Exibir as votações de cada empresa, obtidas no “seller rating”, um sistema já existente, seria outra opção.

Testes realizados pelo site Search Engine Land, pesquisando por produtos tradicionalmente vendidos pela DecorMyEyes, apontam que o sistema de bloqueio já funciona, mas não em todos os casos.