
Google quer expandir Shopping Express. Foto: Divulgação.
O Google é líder absoluto quando se fala de pesquisas na internet, mas há uma categoria em que ele é superado: a pesquisa por produtos, dominada pela Amazon.
Para o Re/Code, cada vez que uma pesquisa de produtos começa na Amazon ao invés do Google, o principal negócio da gigante de buscas (a venda de anúncios ao lado dos resultados) se enfraquece.
Uma fonte do Re/Code familiarizada com os planos da empresa diz que altos executivos do Google separaram até US$ 500 milhões para expandir o serviço Shopping Express pelos Estados Unidos. O serviço permite que os clientes comprem produtos de lojas de varejo locais por meio do Google, que, em seguida, distribui os itens para os consumidores da loja de varejo físico no mesmo dia ou no dia seguinte.
A empresa se recusou a comentar sobre o tamanho do investimento, mas não fez segredo de sua ambição.
O serviço dá ao Google uma brecha no mercado de US$ 600 bilhões que é o de supermercados. Também está em jogo um grande pedaço dos US $ 3,5 bilhões dos anúncios digitais de resposta direta que a empresa de pesquisa eMarketer espera que as empresas de bens de consumo embalados e marcas de eletrônicos para gastem nos EUA em 2014.
Esta categoria de anúncios, que inclui anúncios de busca, é criada para influenciar compradores on-line a realizar tarefas específicas, tais como inscrever-se em boletins informativos por e-mail ou fazer uma compra online.
Um dos principais objetivos da iniciativa do Google é agregar mais utilidade para anúncios de busca de produtos no site. Na Amazon, o usuário procura por um produto e pode comprá-lo imediatamente. No Google, esse ainda não é o caso.
Ao contrário da Amazon, o Google não opera seus próprios armazéns gigantes. Em vez disso, cumpre os pedidos dos clientes pegando itens de lojas de varejo nas proximidades. Então, em vez de competir diretamente contra os varejistas como a Amazon faz, o Google está tenta se posicionar como um aliado.
Os clientes nas cidades onde o serviço está disponível (San Francisco, Los Angeles e Nova York) visitam o site do Google Shopping Express e podem escolher adquirir bens como mantimentos, câmeras e roupas a partir de uma seleção de parceiros comerciais.
Entre os parceiros estão grandes nomes como Target, Costco, Toys "R" Us e Whole Foods.
"Quando estivermos realmente prontos, poderemos trazer a energia e a força total do Google para suportar a expandir esse tipo de negócio rapidamente", disse Tom Fallows, diretor do Google Shopping Express.