
Fabio Sambugaro, VP Enterprise da Adobe Systems Brasil. Foto: Divulgação.
A Adobe e o Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), firmaram um acordo de cooperação que torna automático o processo para a validação de assinaturas digitais em documentos PDF pelos softwares Adobe Reader e Adobe Acrobat.
Pelo acerto, as certificadoras que integram o repositório da Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) passam a fazer parte da Adobe Approved Trust List (AATL), fazendo com que as assinaturas sejam validadas automaticamente.
A AATL é a lista de confiança da Adobe, um programa que permite a criação de assinaturas digitais confiáveis sempre que o documento assinado é aberto no Reader ou Adobe Acrobat.
O Brasil passa a integrar a AATL com a homologação das raízes da ICP-Brasil pela Adobe.
“A transformação digital é um caminho natural a ser trilhado pelas empresas, profissionais autônomos ou mesmo pessoas físicas e isso passa pela circulação de documentos com assinaturas digitais. Este acordo representa um endosso do governo brasileiro a esse novo cenário para otimizar a validação de documentações no Brasil”, afirma Fabio Sambugaro, VP Enterprise da Adobe Systems Brasil.
O novo acordo desburocratiza o processo para a validação de uma assinatura digital. Antes, por conta da ICP-Brasil não pertencer à AATL, o usuário necessitava de frequente suporte da autarquia federal para instalar as cadeias referentes à Autoridade Certificadora que emitiu o certificado, além de atualizações de segurança.
“A incorporação das raízes da ICP-Brasil nos softwares da Adobe traz mais comodidade para os usuários da certificação digital. O PDF é um formato extremamente popular, por isso facilitar a verificação das assinaturas digitais nesse tipo de arquivo é um grande avanço para popularização da ICP-Brasil”, explica Renato Martini, diretor-presidente do ITI.
Segundo Fabio Sambugaro, da Adobe, com a integração do repositório de cadeias certificadoras da ICP-Brasil à AATL, a tendência é que haja um aumento significativo na adesão à assinatura digital no Brasil.
“Os brasileiros agora têm muito mais facilidade no fluxo de documentos assinados digitalmente, sem ter a necessidade de recorrer a especialistas para os ajustes nos dispositivos”, destaca.