
Clientes em um supermercado do GPA. Foto: Divulgação.
O Grupo Pão de Açúcar, uma das maiores empresas do varejo alimentar no país, está migrando 600 servidores e cerca de 250 sistemas para o Google Cloud.
A iniciativa é uma das ações que têm como objetivo dobrar a participação de vendas online da companhia até 2024.
Nos próximos cinco anos, o GPA espera uma redução de custos por volta de 30% com o novo ambiente na nuvem.
“Essa iniciativa representa um salto tecnológico, trazendo escalabilidade e flexibilidade. Esperamos alavancar o impacto da tecnologia no core do negócio com soluções mais inteligentes e aderentes ao time to market”, comenta Robledo Castro, CIO do GPA.
O contrato tem uma dimensão interessante por meio da participação da Kyndryl, uma spin off da área de Global Technology Services da IBM feita no ano passado.
A Kyndryl será responsável pelo gerenciamento do ambiente multicloud da GPA. Ser escolhida para essa tarefa é uma prova de que o novo negócio está conseguindo se adaptar em um mundo pós-IBM.
A nota divulgada pelo Google Cloud afirma que a Kyndryl tem um relacionamento de duas décadas com o GPA.
Como a empresa só existe há dois anos, a maior parte desses período tem que ser com serviços prestados pela IBM provavelmente para equipamentos da própria fabricante dentro da infraestrutura on-premise da GPA, que agora está indo para a nuvem.
“A parceria estratégica global da Kyndryl e do Google Cloud traz para o projeto profundo conhecimento das duas empresas para acelerar a transformação digital do GPA e ajudá-los a tornarem o seu negócio mais inteligente e orientado por dados”, afirma Frank Koja, diretor geral da Kyndryl Brasil.
Além da Kyndryl, o projeto envolve um carrinho de supermercado cheio de fornecedores, como a Accenture, SoftwareAG, Semantix e Teradata.