.png?w=730)
Jorge Clerc, novo líder de marketing e comunicação para a América Latina da Gupshup (Foto: Divulgação)
A Gupshup, unicórnio indiano de engajamento conversacional, anunciou a contratação de Jorge Clerc, ex-Meta, como seu novo líder de marketing e comunicação para a América Latina.
O executivo atuou por mais de sete anos na dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, passando por cargos focados no mercado latino-americano, como: gerente em marketing e comunicações de marca e produto; gerente de marketing de negócios; e gerente de comércio conversacional e marketing.
Antes, Clerc trabalhou por seis anos nas operações da Terra Networks na América Latina, em posições de vendas de soluções, marketing de produto e gerência de contas.
No Walmart, o profissional também foi responsável pela área de marketing latino-americana, como gerente de publicidade com ênfase em desenvolvimento de negócios, ao longo de dois anos.
No início de sua carreira, trabalhou como estrategista de mídia na Rapp Brasil e na Lew’Lara, agências de publicidade baseadas em Nova York e em São Paulo, respectivamente.
Clerc também chegou a ministrar aulas nas paulistanas Escola Conquer e na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), como professor convidado, com foco em inovação e transformação digital, comércio conversacional e a ferramenta WhatsApp Business para empresários do setor B2B.
Em sua formação acadêmica, o executivo se especializou em instituições como a Universidade Anhembi Morumbi, Fundação Getulio Vargas (FGV), ESPM e Fundação Dom Cabral.
“A experiência extensa do Jorge e sua perspectiva única na indústria de business messaging será um grande ativo na construção da marca da Gupshup e sua presença no Brasil e América Latina”, afirma Bruno Montoro, diretor de enterprise business para a Latam na Gupshup, contratado em agosto deste ano.
A chegada de Clerc à Gupshup faz parte de uma expansão que inclui, ainda, duas novas contratações para a equipe brasileira. Gabriel Queiroz foi nomeado executivo de contas sênior e Lilian Koyama, gerente de design conversacional.
Queiroz já passou pela MessageBird, como gerente de desenvolvimento de negócios, e pela Denox Brasil, como analista de negócios. Além disso, o executivo passou sete anos na Take Blip, atuando como gerente de produtos e gerente de contas chave.
Koyama, por sua vez, vem da Yalo, onde ajudou a implementar a estratégia c-commerce para marcas como Amazon, Volkswagen, Walmart, Unilever e PepsiCo na posição de designer conversacional, cargo que também ocupou anteriormente na Globalbot.
A profissional trabalhou também na Aurum Software, DOT Digital Group e Secretaria de Estado da Comunicação de Santa Catarina.
Fundada em 2004, a Gupshup processa cerca de 9 bilhões de mensagens por mês em regiões como Índia, América Latina, Europa Oriental, Sudeste Asiático, Oriente Médio e Estados Unidos.
Com um valuation de US$ 1,4 bilhão, a empresa tornou-se um unicórnio em abril de 2020, quando recebeu um aporte de US$ 100 milhões em rodada série F liderada pela Tiger Global. A rodada ainda contou com um adicional de US$ 240 milhões três meses depois.