
Gustavo Padial. Foto: divulgação.
A GWE Added, sediada em Campinas, tem usado uma abordagem pouco comum nos seus projetos de implementação do Business One, o software de gestão para pequenas e médias da SAP.
Ao todo, a empresa já entregou mais de 60 implementações nas quais usou uma metodologia baseada nas regras das metodologias ágeis de desenvolvimento de software.
O que pode parecer a primeira vista um contra senso, como técnicas de desenvolvimento na implementação de uma solução de caixinha? – ganha mais sentido quando se encara questão do ponto de vista da relação entre cliente e consultoria.
“No modelo tradicional, o cliente finge que sabe o que está comprando e a consultoria finge que vai entregar”, brinca o diretor executivo da GWE Added, Gustavo Padial.
Para o empresário, a fórmula de fechar o escopo completo de um projeto de ERP na venda e orientar todo o processo a uma grande entrega final é uma receita para gerar backlogs de funcionalidades não implantadas, que, no final, viram custos extras ou planilhas rodando em paralelo ao sistema.
No lugar da abordagem tradicional, a GWE Added divide a implementação em cinco entregas cada uma delas com prazos, orçamentos e pagamentos próprios. O que pode parecer uma complicação adicional é justamente o contrário, explica Padial.
“Nós começamos pelo módulo de contas. Se tudo sai no prazo, ok. Se não sai, vamos ver porque”, detalha Padial, afirmando que se o projeto não cumpriu prazos por culpa da consultoria, não são cobrados extras. Caso o problema tenha sido problema do cliente, ele paga o adicional.
Segundo Padial, o foco em entregas específicas com prazos curtos elimina a possibilidade de que o cliente acumule queixas e insatisfações não resolvidas expressas em reuniões com cada vez menos foco em resolução de problemas e mais em acusações mútuas.
“É uma abordagem psicológica também. Nela, o cliente tem que participar do projeto. A responsabilidade do sucesso não é todo da consultoria”, analisa o diretor executivo da GWE Added. “Noventa por cento dos projetos são entregues no prazo ou antes”, revela.
A experiência da GWE Added com metodologias ágeis vem do tempo em que a companhia prestava serviços de desenvolvimento para a Motorola. Convertida depois em um canal SAP, a empresa seguiu usando as técnicas herdadas.
Hoje, a empresa soma 120 clientes de Business One, a grande maioria deles em São Paulo. Metade da carteira é oriunda da Added, empresa que se fundiu com a GWE recentemente. É um número significativo, tendo em conta que a base de clientes do ERP no Brasil está na faixa dos 1,5 mil.