AI

Hospital Delphina Aziz otimiza limpeza com Evolv

Projeto consistiu na implantação de sensores infravermelho para monitorar fluxo nos ambientes.

14 de junho de 2024 - 15:20
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

O Hospital Delphina Aziz, localizado em Manaus, adotou a tecnologia da Evolv, especializada em inteligência artificial e internet das coisas (IoT) para eficiência operacional, para substituir as rondas tradicionais de limpeza da instituição.

No projeto, a empresa instalou pequenos sensores de infravermelho para monitorar o fluxo de pessoas em ambientes e cerca de 200 banheiros. 

Além disso, foram instalados sistemas de monitoramento da saúde de equipamentos para auxiliar na manutenção preditiva. 

Com um sistema digital unificado, os aparelhos fornecem aos gestores um monitoramento em tempo real de fluxo de pessoas, performances de máquinas, além de permitir o controle de temperatura e umidade nos ambientes do hospital através de 120 sensores.

De acordo com Leonardo Marques, gerente de operações e manutenção da Opy Health, operadora de serviços não clínicos da instituição, os dispositivos permitem saber com antecedência quando é necessária a intervenção da equipe responsável. 

“Não temos mais o risco de encontrar ambientes sujos ou com falta de itens essenciais, como papel higiênico e sabonete, porque há o registro do uso dos banheiros pelo público. Assim que o sistema dispara o alerta para o nosso Centro de Controle Operacional (CCO), é lançada a ordem de serviço para os times da área. A tecnologia permite mais agilidade, produtividade, qualidade e diminuição de custos”, avalia Marques.

Com milhares de sensores espalhados pelo Brasil, a Evolv foi fundada em 2021 e possui sede em Campinas, no interior de São Paulo. 

Hoje, a startup é especializada no aumento de eficiência de processos operacionais usando IoT e IA em áreas como segurança, automação residencial e industrial, saúde e transporte.

Inaugurado em 2014, o Hospital Delphina Aziz possui mais de 32 mil m² de área construída, com 11 salas de cirurgia, 352 leitos disponíveis, 100 leitos de UTI e 30 consultórios ambulatoriais. Ao todo, a instituição realiza 800 internações por mês, 790 cirurgias e 7,7 mil consultas.