LAYOUT

Hughes deixa contrato mais fácil

Gigante de telecomunicações aposta na tendência do “legal design”.

30 de novembro de 2022 - 09:20
Letrinhas em preto e branco são coisa do passado. Foto: Pexels

Letrinhas em preto e branco são coisa do passado. Foto: Pexels

A Hughes do Brasil, subsidiária da companhia mundial especializada em redes e serviços de internet de banda larga via satélite, simplificou os seus modelos de contratos com clientes, tornando os documentos mais intuitivos e fáceis de ler.

As modificações foram feitas com consultoria da Lex Design, especializada no que se conhece no jargão como “legal design” ou “visual law”.

Os novos contratos têm textos mais simples, com conteúdo mais visual, imagens intuitivas e gráficos, com a intenção de melhorar a comunicação com os assinantes, facilitando o entendimento das regras e cláusulas, e o acesso às informações do documento.

O desenvolvimento do novo layout também levou em conta a forma como as pessoas leem hoje no celular, no tablet e no computador.

“Com o legal design, fica muito mais fácil entender os termos dos contratos”, explica Sabrina Ferrari, vice-presidente jurídica e de assuntos regulatórios da Hughes do Brasil.

Um exemplo. O que antes era escrito como: "O serviço ora contratado consiste na disponibilidade de acesso para transmissão e recepção (transporte) de sinais digitais de comunicação multimídia, por meio satélite, mediante remuneração, interligando a internet com o computador, tablet, ou outros dispositivos do Assinante". 

Agora passa a ser: "O SERVIÇO HUGHESNET é um acesso para transmissão e recepção (transporte) de sinais digitais de comunicação multimídia, por meio satélite, mediante remuneração, interligando a internet com computador, tablet, ou outros dispositivos do ASSINANTE".

Além disso, o material possui diferentes cores para destacar certos pontos do documento, gráficos resumem informações e descrevem o funcionamento de equipamentos de forma simples e ícones ajudam na identificação de assuntos, descrevendo cláusulas com base nas dúvidas mais frequentes dos consumidores do serviço.

Com o sucesso do novo design, a Hughes do Brasil também aplicou o visual law em algumas políticas internas, além de contratos com fornecedores e parceiros da companhia. 

“Contratos mais simples reforçam a questão da transparência, além de facilitar o entendimento e agilizar o processo de análise dos documentos por parte de nossos fornecedores, colaboradores e assinantes”, completa Ferrari.

Com sede em Maryland, nos Estados Unidos, a Hughes fornece mais da metade do mercado global de terminais de satélite para as principais operadoras de satélite, provedores de serviços de bordo, operadoras de rede móvel e clientes militares.

Seu principal serviço de internet conecta mais de 1,5 milhão de assinantes nas Américas. A empresa oferece suporte a quase 500 mil sites corporativos com seu portfólio de soluções com e sem fio.

No Brasil, a companhia está presente desde 1968 e opera com serviços de telecomunicações via satélite desde 2003.

Fundada em 2018 e com sede em Campinas, em São Paulo, a Lex Design é formada por advogados, designers e desenvolvedores de tecnologia focados em reinventar o direito e a forma como o universo jurídico atua.

Seu portfólio de clientes conta com empresas como BTG Pactual, Dell, Ferrero, Mercado Livre, Nubank, Petrobras, SBT, Unilever, Whirlpool, entre outros.