
Foto: Divulgação
A Cielo, uma das maiores empresas de sistemas de pagamento da América Latina, está usando inteligência artificial para ajudar os comerciantes a entenderem melhor seus extratos.
A empresa criou um assistente baseado no Amazon Lex, da Amazon Web Services (AWS), disponível no extrato pelo site e pelo aplicativo da empresa e preparado para responder perguntas sobre vendas, recebíveis e negociações.
“Mais do que uma ferramenta de consulta, a Assistente Cielo funciona como um parceiro financeiro que compreende o perfil de cada empresa. Ela ajuda o empreendedor a evitar surpresas desagradáveis, a se planejar com mais segurança e a tomar decisões com base em dados claros e acessíveis”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo.
A ferramenta também direciona o cliente ao canal de atendimento mais adequado quando a dúvida está fora do escopo da IA.
Nos primeiros testes, a ferramenta já registrou 20 mil conversas em um único mês e apresentou um aumento de 50% no tempo de utilização dos canais digitais, mesmo durante picos de acesso.
Atualmente, a tecnologia está disponível para todos os clientes da Cielo, além de equipes internas como analistas de back-office, gerentes comerciais e operadores de atendimento.
A empresa também planeja expandir o uso da IA para outras áreas da plataforma, adaptando as funcionalidades e a linguagem conforme o perfil de cada usuário.
A origem da Cielo é a Visanet, empresa fundada em 1995 por grandes bancos brasileiros, que, junto com a Redecard (hoje Rede), fez parte de um duopólio até 2009, quando acabou a exclusividade que as marcas tinham com Visa e Mastercard, respectivamente.