BYOD?

IBM bane apps que usam nuvem no iPhone

CIO da Big Blue teme por dados que podem ser inseridos em servidores de terceiros e vazar projetos confidenciais da companhia.

28 de maio de 2012 - 11:06
Divulgação, vasile23/Flickr

Divulgação, vasile23/Flickr

Os aplicativos Siri, Dropbox e iCloud estão banidos dos iPhones de funcionários da IBM.

O motivo é a segurança dos dados da empresa, informa a revista MIT Technology News.

Desde 2010 a Big Blue trabalha com a política do BYOD (sigla para bring your own device, ou traga seu próprio aparelho), permitindo a 80 mil de seus 400 mil empregados acessar as redes da companhia de seus próprios smartphones e tablets.

Passados quase dois anos de adoção da simpática estratégia, a CIO Jeanette Horan se diz preocupada com a possibilidade de que informações sensíveis possam ser registradas além dos servidores da corporação.

“Nós somos apenas extraordinariamente conservadores. É a natureza do nosso negócio”, justificou-se Jeanette em entrevista ao MIT.

Em pesquisa interna, descobriu-se que funcionários estavam violando o protocolo ao encaminhar automaticamente seus e-mails da IBM para serviços públicos de e-mail na web, ou usando seus smartphones para criar hotspots abertos de Wi-Fi, o que torna os dados vulneráveis.

Segundo a reportagem, a equipe de Jeanette estabeleceu diretrizes sobre que aplicativos são liberados e quais são proibidos na empresa.

No caso do Siri, os dados são enviados à Apple para reconhecimento e interpretação da voz. Além disso, o aplicativo ganha acesso aos dados de contatos e de localização do usuário.