
João Paulo Bruder
O mercado de equipamentos de rede no Brasil já ultrapassou as atividades que exercia no período pré-crise e teve um aumento de 26,2% em unidades vendidas.
É o que mostra uma pesquisa da IDC, que atribui a expansão principalmente à confiança do consumidor no ambiente político-social do país, à retomada dos investimentos pelas áreas de TI e à valorização da banda larga.
Conforme o analista do Mercado de Telecom da IDC, João Paulo Bruder, outros pontos como a necessidade de redução de custos nas empresas, a atualização de infraestrutura de rede e o cloud computing colaboraram para o crescimento nas vendas dos equipamentos.
“As empresas estão investindo em soluções que melhoram sua comunicação enquanto reduzem custos, por exemplo, com telefonia IP, o que demanda redes melhores”, afirma Bruder. “Isso fez com que os números do segundo semestre do ano passado fossem positivos”, complementa.
Por outro lado, o executivo cita alguns inibidores das vendas no período, como a dificuldade que os CIOs enfrentaram na hora de fechar os orçamentos.
“Quem tinha uma boa quantia em dinheiro, passou a ter menos e, por isso, comprou menos também. Apesar do valor médio do dólar ter sido aceitável, a flutuação sempre atrapalha”, completa o analista da IDC.
Para os próximos meses, o especialista acredita em um novo crescimento do mercado de equipamentos de rede, embora não cite um percentual específico.