PESQUISA

IHR: simulação virtual com Altair

Acordo faz parte da estratégia de expansão do instituto. 

22 de março de 2022 - 13:03
Frederico Nodari Pio (Altair), Valdir Mendes Cardoso (Altair), Joel Boaretto (IHR), Fábio Makita (IHR) e Fernando Prevedello (Altair). Foto: divulgação

Frederico Nodari Pio (Altair), Valdir Mendes Cardoso (Altair), Joel Boaretto (IHR), Fábio Makita (IHR) e Fernando Prevedello (Altair). Foto: divulgação

O Instituto Hercílio Randon (IHR), centro de pesquisa sem fins lucrativos apoiado pelo Grupo Randon, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, fechou um acordo com a Altair, especializada em software para engenharia e tecnologia de computação de grade, para desenvolver simulação virtual de alta performance.

O instituto quer promover o desenvolvimento de tecnologias digitais de multiescala, inteligência artificial embarcada, geração de algoritmos de controle e operações de modelagem multifísicas e expandir sua atuação e interação entre seus parceiros,

“IHR inicia uma etapa de interação global para imergir em sistemas de simulação de alta performance, focados em materiais e sistemas portadores de futuro que apoiarão o desenvolvimento da engenharia global e potencializarão os ganhos, tanto da instituição quanto de suas apoiadoras, às Empresas Randon”, destaca Joel Boaretto, diretor técnico do IHR.

Em fevereiro o IHR também fechou um acordo com a Siemens para uso do portfólio completo de softwares da empresa.  

As soluções fazem parte da Siemens Digital Industries Software e incluem desde softwares de design 3D (CAD), até gestão de ciclo de vida do produto (PLM), passando por aplicações específicas focadas em Internet das Coisas.

A Altair é uma multinacional americana de tecnologia da informação com sede em Troy, Michigan. Fornece soluções de software e nuvem para simulação, IoT, análise de dados e inteligência artificial. A empresa foi fundada em 1985 e abriu seu capital em 2017. 

Já o Instituto Hercílio Randon (IHR) é uma Instituição de ciência e tecnologia privada e sem fins lucrativos apoiada pelas empresas Randon e desenvolve iniciativas focadas em materiais, eletrônica embarcada e mobilidade. 

A instituição também estabelece importantes alianças estratégicas com outros institutos, startups, universidades e grandes empresas do setor, no Brasil e no exterior.

Com um faturamento líquido de R$ 5,1 bilhões em 2019 (alta de 19,5%), a Randon atua nos setores de reboques e semirreboques, veículos fora-de-estrada, autopeças e serviços financeiros, com presença em 100 países.