por InsideCassino
JOGOS

Impactos da tecnologia e do marketing digital nos sites de apostas

As plataformas de cassinos on-line e apostas esportivas têm crescido no país nos últimos anos.

05 de agosto de 2020 - 08:52
Foto: Pixabay.

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O ambiente digital encurta distâncias e amplia as possibilidades para os usuários da Web, oferecendo oportunidades de pesquisar, comprar, contatar serviços e acessar opções de entretenimento, vinte e quatro horas por dia. Essa é uma realidade que provavelmente continuará ganhando força.

De fato, a transformação digital é a base para a otimização dos negócios em quase todos os setores. No Brasil, o faturamento do comércio eletrônico no primeiro trimestre de 2020 alcançou R$ 20,4 bilhões, segundo o relatório NeoTrust4, o que significa uma alta de 26,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso está ocorrendo principalmente por causa do cenário da pandemia e de isolamento social que acabou por incentivar as vendas online, o que já era uma tendência mesmo antes.

Mas não são somente os grandes varejistas que se beneficiam das inovações tecnológicas. Alguns setores ativos do entretenimento como os serviços de streaming, a indústria de games e as plataformas de jogos de cassinos online e apostas esportivas têm crescido bastante no País nos últimos anos. Em 2018, uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apurou que o montante movimentado pelo segmento de apostas online já superava os R$ 4 bilhões ao ano. 

Embora ainda sejam proibidas de operar no Brasil, várias empresas do segmento vêm ampliando suas operações através de sites profissionais. Com um número cada vez maior de brasileiros conectados à rede (134 milhões segundo uma pesquisa da Tic Domicílios de 2019) e com alto interesse em esportes, as casas de apostas têm aprimorado os meios tecnológicos, a segurança e a usabilidade dos sites como forma de aumentar a confiança nos seus serviços e continuar atraindo fãs. Atentos às peculiaridades dos brasileiros, os sites de apostas oferecem atendimento online via chat em português assim como bônus de boas vindas voltados para o público nacional.

Se por um lado, as plataformas de jogos experimentam uma grande evolução, as empresas têm encontrado certa dificuldade no marketing. Como ainda não são regulamentas no país, essas empresas estão impedidas de anunciar nos principais veículos online como Google e Facebook. 

Essa questão é bastante controversa. Enquanto vários veículos impedem a veiculação de anúncios ou mesmo artigos que mencionem empresas do setor, os sites de apostas se valem de outras ações como patrocínio a campeonatos, eventos esportivos e times de futebol, o que já acontece no país sem grandes restrições, além de criar ações de marketing digital específicas junto a agências especializadas no segmento. 

Hoje, mais da metade dos 20 times que disputam o Brasileirão já são patrocinados por sites de apostas esportivas, entre eles, Flamengo, Corinthians, São Paul e Botafogo. Em fevereiro, também o Grêmio anunciou o patrocínio de um site de aposta no uniforme de jogo.

 

Marketing digital impulsiona presença de empresas de apostas no Brasil 

O marketing digital é o caminho de comunicação entre os negócios e os clientes atuais e potenciais. De fato, técnicas de marketing digital como SEO e Link Building, indicadas para melhorar o posicionamento nos sites de busca, são muito utilizadas pelos sites de apostas e têm demonstrado ótimos resultados, já que aparecer na primeira página de sites como o Google para expressões relacionadas a cassinos e apostas, é o objetivo da grande maioria dos sites do segmento.

Hoje, sem presença online, é difícil competir. Portanto, a melhor alternativa para as empresas de apostas e cassinos que operam no Brasil é realmente a divulgação através da otimização dos seus sites nas pesquisas orgânicas no Google. Para elencar os sites naturalmente em uma posição em que o usuário pode encontrá-lo nas suas buscas à frente dos concorrentes, quer seja ele de apostas ou de outro nicho, os profissionais de marketing digital utilizam diversas técnicas e estratégias de programação, conteúdo e autoridade.

O grande interesse pelo mercado nacional vem aumentando também a procura por empresas de marketing digital. Especializada em SEO, a agência emarket, de Florianópolis, vem se destacando no atendimento a empresas do setor nos últimos cinco anos, com mais de 15 sites de apostas e cassinos em seu portfólio.

Devido ao grande número de empresas do setor ampliando suas atividades no país, surgiu também a necessidade dos usuários brasileiros conhecerem os sites de cassino mais confiáveis. Pensando nisso, a empresa InsideCasino.com, com sede em Londres, criou um novo site voltado ao público brasileiro apresentando avaliações dos principais cassinos do mundo. E para aumentar sua presença no meio online, a Inside Casino contratou a agência catarinense para uma consultoria completa que incluiu a tradução do site além do SEO on page, Marketing de Conteúdo e Link Building. A aplicação dessas táticas será essencial para o site de avaliações se tornar conhecido do público brasileiro, que poderá contar com esse aliado na hora de escolher os melhores cassinos online, que tanto desejam manter a competitividade no nosso país.