BPM

Investimento une EloGroup e Lecom

A meta das empresas é chegar a um faturamento de R$ 80 milhões em 2 anos.

12 de maio de 2015 - 12:29
Leandro Jesus, CEO da Elo Group, e João Cruz, CEO da Lecom. Foto: Divulgação.

Leandro Jesus, CEO da Elo Group, e João Cruz, CEO da Lecom. Foto: Divulgação.

A carioca EloGroup – startup criada em 2007 – e a paulista Lecom, fabricante de software fundada nos anos 90, estão se unindo e investindo R$ 20 milhões para a criação de um novo sistema de gestão de processos de negócios.

Com faturamento consolidado previsto em pouco menos de R$ 40 milhões em 2015, a meta das empresas é chegar a R$ 80 milhões dentro de 2 anos e ultrapassar os R$ 100 milhões em 2019. 

“São metas bastante factíveis e até conservadoras”, diz João Cruz, fundador e CEO da Lecom, que nos últimos 5 anos tem investido 50% dos resultados da empresa em pesquisas, conta na qual foram ainda agregados aportes obtidos junto ao BNDES e à Finep. 

O produto com que as duas empresas pretendem chegar aos R$ 100 milhões de faturamento em 4 anos se baseia em uma tecnologia de BPM (Business Process Management, ou gestão de processos de negócios).

Tratam-se de programas para refinar a maneira como as empresas organizam qualquer ação. Uma simpes compra de papel de impressora pode implicar em dezenas de passos, tomadas de decisões e tempo de funcionários. Softwares de BPM olham processos como esse e mostram caminhos novos para torná-los mais simples, eficazes e baratos.

Segundo Cruz, só no último ano mais de 1 milhão de processos de negócios foram feitos por meio da plataforma da Lecom, instalada em cerca de 100 companhias, a exemplo da BMW, Honda e Melitta. 

“Um processo de negócio pode ser desde a compra de lápis até a maneira de produzir um motor, cada qual envolvendo às vezes dezenas ou centenas de passos e decisões”, diz Cruz.

Somadas, Lecom e EloGroup reúnem mais de 300 funcionários, têm presença em todos os estados brasileiros além de operações em mais de 10 países e atendem a mais de 500 clientes corporativos, entre eles Bematech, Penalty e a Prefeitura de Santos.

Em 2014, a Lecom registrou faturamento de R$ 10,1 milhões, o que representou uma queda de quase 28% em relação aos R$ 14 milhões alcançados em 2013.