
Tóquio, a capital do Japão, faz parte do projeto. Foto: Deposit Photos.
O Ministério de Infraestrutura, Transportes e Turismo do Japão propôs conectar as cidades de Tóquio e Osaka, um trajeto em torno de 500 quilômetros, através de um sistema automatizado de logística para implementação até 2034.
Segundo o Japan News, o projeto de interligação prevê que paletes individuais carreguem até uma tonelada de pequenos itens de carga e se movam sem interferência humana de um lado ao outro.
Uma possibilidade é usar correias transportadoras massivas correndo ao lado da rodovia ou potencialmente através de túneis sob a estrada.
Como alternativa, a infraestrutura poderia simplesmente fornecer faixas planas ou túneis, com os paletes sendo movidos por carrinhos elétricos automatizados.
A construção de túneis custaria em torno de US$ 23 bilhões, levando a crer que a opção a curto prazo de correias transportadoras ou carrinhos autônomos nas estradas seja considerada.
Para financiar o projeto, a ideia é recorrer ao setor privado, juntamente com a criação de uma organização que permita que uma vasta gama de empresas participem do esquema.
O motivo vem da queda populacional no país. Segundo o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações japonês, a população caiu em quase 100 pessoas por hora em 2023, com a maior queda anual desde que os dados começaram a ser registrados em 1950.
Com possíveis quedas na mão de obra e o aumento contínuo das compras on-line, estima-se que haverá um declínio no número de entregadores capazes de movimentar mercadorias. Até 2030, cerca de 30% dos produtos podem não ser entregues de um destino para outro.
A estimativa é que, se concretizadas, as rodovias logísticas cobririam a quantidade de carga transportada pelo equivalente a 25 mil motoristas de caminhão por dia.