(1).png?w=730)
Foto: Divulgação
A Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) adotou a assinatura digital gov.br na última segunda-feira, 21.
A assinatura eletrônica poderá ser usada em contratos sociais, livros digitais e documentos que podem ser arquivados na Jucerja.
Para utilizá-la, é necessário que o cidadão tenha uma conta na plataforma do governo de nível prata ou ouro.
Para chegar ao nível prata, a pessoa deve realizar um reconhecimento facial para conferência de sua foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou validar seus dados a partir de um banco credenciado.
Segundo Luanna Roncaratti, secretária adjunta de Governo Digital, a Junta Comercial do Rio é o 57º órgão a utilizar a assinatura gov.br.
A expectativa é que 2,5 milhões de assinaturas digitais sejam realizadas anualmente na Junta Comercial. No país, mais de 45 milhões de assinaturas já utilizaram a solução do gov.br.
"Isso simplifica a vida do cidadão que passará a evitar deslocamentos desnecessários. Agora, todas as juntas comerciais do Brasil já utilizam a Assinatura Gov.br”, afirma Roncaratti para o Convergência Digital, que lembra que o documento com a assinatura digital possui a mesma validade de um documento com assinatura física.
Criada em 2019, a gov.br foi desenvolvida pelo Serpro para o Ministério da Economia para centralizar os serviços do governo federal em uma única plataforma.
Cerca de 220 órgãos estão presentes no sistema, fornecendo 4.756 serviços. Desde sua criação, a página já teve 698 milhões de acessos.