
Gilson Magalhães, presidente da Red Hat Brasil e VP de contas Latam. Foto: LinkedIn
A Secretaria de Gestão e Governo Digital do Estado de São Paulo (SGGD) contratou a Red Hat, líder global no fornecimento de soluções open source, para modernizar seus serviços digitais no projeto Sou São Paulo por meio de uma integração com o portal gov.br do governo federal.
A Secretaria adotou a solução Red Hat Openshift Container Platform para construir, modernizar e disponibilizar aplicações em larga escala, e a Red Hat Single Sign On, um componente de segurança que garante o acesso seguro junto ao domínio gov.br.
Segundo a empresa, o projeto tem a meta de desburocratizar o funcionamento do estado e unificar a prestação pública em um único lugar, ajudando no desenvolvimento de seus planos de transformação digital.
No projeto, o governo também integrou o domínio gov.br ao site https://idp.sp.gov.br/, com o objetivo de aumentar a segurança, autenticidade e confiabilidade dos serviços públicos digitais.
A segurança de dados dos cidadãos na plataforma é garantida por meio de selos de níveis ouro, prata e bronze do gov.br, que possibilitam diversas opções de acesso, como internet banking, certificado digital e QRCode de aplicativo.
Conforme a Red Hat, mais de 149 milhões de brasileiros usam o login único do gov.br como fonte de autenticação, sendo 30% dos registros feitos por pessoas do estado de São Paulo.
“A iniciativa é um passo importante para a gestão paulista revolucionar a oferta de serviços e procedimentos digitais. Por meio de uma plataforma única, ágil e robusta que cabe na palma da mão, o governo moderniza o atendimento ao cidadão e ao servidor público, de forma transparente, objetiva e resiliente”, afirma Gilson Magalhães, presidente da Red Hat Brasil e VP de contas Latam.
A expectativa, conforme previsões da gestão paulista, é de que mais de R$ 140 milhões sejam economizados com o projeto.
Fundada em 1993, a Red Hat foi comprada em 2018 pela IBM por US$ 34 bilhões, na maior aquisição já feita pela companhia.
A empresa é líder global no fornecimento de soluções empresariais open source, fornecendo tecnologias Linux. No Brasil, conta com cerca de 600 funcionários.
Criada em 2019, a gov.br foi desenvolvida pelo Serpro para o Ministério da Economia para centralizar os serviços do governo federal em uma única plataforma.
Cerca de 220 órgãos estão presentes no sistema, fornecendo 4.756 serviços. Desde sua criação, a página já teve 698 milhões de acessos.