LinkedIn lança indicação profissional online

O LinkedIn anunciou nesta quinta-feira, 04, dois novos produtos destinados ao recrutamento profissional: o Referral Engine (mecanismo de indicações) e o Jobs for You (notificação de vagas).

Com estreia marcada para o primeiro semestre de 2011, o Referal promete facilitar a conexão entre a rede de profissionais do LinkedIn e programas internos de indicações nas empresas.

04 de novembro de 2010 - 12:52
LinkedIn lança indicação profissional online

O LinkedIn anunciou nesta quinta-feira, 04, dois novos produtos destinados ao recrutamento profissional: o Referral Engine (mecanismo de indicações) e o Jobs for You (notificação de vagas).

Com estreia marcada para o primeiro semestre de 2011, o Referal promete facilitar a conexão entre a rede de profissionais do LinkedIn e programas internos de indicações nas empresas.

Na prática, profissionais cujo histórico profissional se encaixem no perfil de determinada empresa serão sugeridos aos empregados da companhia cadastrados na rede social por e-mail ou na página inicial dos usuários.

A indicação poderá ser feita com alguns cliques.

"Hoje, um trabalhador só pode fazer uma recomendação se há uma correspondência entre um trabalho que ele conhece e um contato profissional. Mas, e todas as outras vagas abertas em sua empresa, e todas as pessoas talentosas que ela tem?”, argumenta David Hahn, vice-presidente de gerenciamento de produto do LinkedIn.


Além do Referral, o LinkedIn anunciou o “Jobs for You”, que distribui anúncios de emprego a candidatos por toda a web.

A ferramenta permite às empresas escolher um público específico com base em dados de perfil do LinkedIn, como função, senioridade, indústria e mercado.

Com base nessas informações, é possível distribuir as vagas exclusivamente para candidatos com formação profissional que correspondam às necessidades de contratação da companhia. As ofertas aparecem na página inicial do perfil do candidato.

Página de empresas
Um terceiro lançamento do site mirou no público corporativo. Uma página para empresas captará recomendações sobre produtos e serviços de companhias.

“A página de empresas capta recomendações sobre produtos e serviços levando a empresa a um novo nível, permitindo que membros se beneficiem das perspectivas consideradas daqueles em que confiam e mais se relacionam – as pessoas que conhecem”, diz Jeff Weiner, CEO do LinkedIn.

Na página, profissionais poderão compartilhar opiniões sobre empresas, dar destaque às suas expertises em determinada área e agregar valor às suas conexões.