.jpg?w=730)
Gilsinei Hansen, COO da Linx. Foto: divulgação.
A Linx, líder em software de gestão para o varejo, anunciou a aquisição da Plugg.to, hub especializado em integrações entre plataformas de lojas virtuais, ERPs, fornecedores e marketplaces.
A companhia não abriu o valor nem os termos da transação.
Fundada em 2013, a Plugg.To recebeu investimento da Wayra e do Fundo de investimento MercadoLivre no início de 2015. A empresa utiliza ferramentas de automação para possibilitar que tarefas repetidas sejam realizadas sem interferência manual.
Hoje, seu faturamento anual é de R$ 10,8 milhões, com 70 marketplaces integrados ao ecossistema e 1,9 mil clientes na carteira. Mensalmente, a plataforma processa 2,9 bilhões de requisições.
Com a transação, Linx e Plugg.to vão somar mais de 8,4 milhões de produtos, distribuídos em mais de 2,2 mil marcas de 16 segmentos diferentes em suas plataformas de marketplace.
“Acredito que os colaboradores e clientes de ambas as organizações se beneficiarão das possibilidades criadas por essa aquisição. Pessoalmente, tive a sorte de me envolver com a equipe de liderança da Linx durante esse processo e estou ansioso para explorar e realizar nosso potencial juntos”, afirma André Fuhrman, CEO e fundador da Plugg.to.
Segundo a Linx, a aquisição é mais uma etapa para reforçar a sua atuação como principal parceira tecnológica para apoiar o processo de digitalização do varejo, que passa pela ampliação dos canais de venda para o varejista.
“Estar conectado ao maior número de marketplaces, por meio de uma plataforma tecnológica moderna, que diminui a complexidade da operação, que possui ótimos cases de sucesso e que tenha um ótimo leque de integrações homologadas é fator crítico de sucesso”, destaca Gilsinei Hansen, COO da Linx.
A compradora, por sua vez, conta com 700 franquias e 1,3 mil executivos de venda para tracionar o crescimento da Plugg.to dentro e fora da base de clientes Linx.
Desde que foi adquirida pela Stone por R$ 6,8 bilhões em 2020, esta é a primeira vez que a Linx compra o controle de uma empresa. A aquisição mais recente foi de 40% da Neomode, especializada em solução para a área de e-commerce, por R$ 7 milhões, ainda em julho de 2021.
No passado, a companhia mantinha um ritmo de aproximadamente uma aquisição a cada quatro meses e meio, tendo feito 33 compras entre 2008 e 2020.
A Linx está presente em cerca de 117 mil lojas, o que representa 45,6% de market share do mercado varejista. No total, são mais de 4 mil colaboradores distribuídos entre sua sede em São Paulo, 20 filiais pelo Brasil e cinco países da América.