UPDATE

Locaweb: nova hospedagem com BRQ

Companhia deu um banho de loja no seu produto mais tradicional.

24 de janeiro de 2023 - 12:45
Raquel Dalastti, head da Unidade Locaweb. Foto: Divulgação

Raquel Dalastti, head da Unidade Locaweb. Foto: Divulgação

A Locaweb contratou a BRQ para dar um banho de loja na plataforma pela qual seus clientes administram a hospedagem dos seus sites, um dos principais produtos da empresa.

Em nota, a Locaweb explica que a BRQ atuou no “ciclo completo”, indo desde a fase de cocriação, concepção e desenho da solução, passando pelo desenvolvimento e implementação, até o monitoramento da eficiência da solução. 

A empresa não chega a entrar em maiores detalhes sobre o que realmente mudou na plataforma, falando em “novas funcionalidades, maior fluidez durante a navegação e novas integrações”, além de melhorias na experiência de usuário.

Uma “melhoria histórica” seria o novo gerenciador de arquivos WebFTP, um aspecto chave na criação de novas páginas na Internet.

Um complicador do projeto é que a plataforma de hospedagem de sites é um produto de varejo, atendendo desde clientes sem conhecimento técnico até desenvolvedores e agências.  

“A hospedagem de sites é um produto que tem quase 25 anos e um dos serviços impulsionadores para que a Locaweb chegasse até aqui”, aponta Raquel Dalastti, head da Unidade Locaweb. 

Fundada no final dos anos 90, a Locaweb foi uma pioneira na Internet comercial brasileira e por muitos anos, a líder no mercado brasileiro de hospedagem de sites no varejo. 

Mas, como é possível ler nas entrelinhas da declaração de Delastti, essa era é passado e hoje a Locaweb é outra empresa. 

A Locaweb fechou 2021 com uma receita líquida de R$ 800,2 milhões, uma alta de 63,9% frente aos resultados de 2020.

O motor do crescimento e a estrela da divulgação de resultados foram as soluções para e-commerce, um segmento que tem participação de quase 60% na receita líquida hoje.

Condizente com os novos tempos, a Locaweb está se definindo agora como uma empresa de “soluções B2B para transformação digital de negócios no Brasil”.

Há 28 anos no mercado, a BRQ Digital Solutions possui cerca de 3 mil funcionários atuando no modelo de trabalho anywhere office em seis unidades, sendo cinco no Brasil e uma em Nova York, com receita de R$ 513,7 milhões em 2021.

Entre os seus clientes, estão empresas como Walmart, Itaú, B3, Volvo, Telefônica e Ambev.