
Funcionário da Lwart em ação. Foto: Divulgação/Lwart.
A Lwart, uma empresa brasileira especializada em tratamento de óleo lubrificante usado, é uma das primeiras clientes no mundo da nova oferta de suporte terceirizado para ambientes VMware da Rimini Street.
O contrato com a Lwart foi mencionado pela Rimini em uma nota sobre a adoção da oferta focada em VMware, uma novidade lançada em maio deste ano.
Vale destacar que a Lwart já é cliente de suporte terceirizado da Rimini para o seu ERP da SAP desde 2022, e agora está ampliando também para o VMware, no qual está baseada a infraestrutura na qual roda o sistema de gestão.
"A adoção das soluções da Rimini Street nos permitiu otimizar a manutenção dos ambientes SAP e VMware, garantindo uma operação mais sustentável. Com esse suporte, reduzimos custos, aumentamos a previsibilidade dos processos e asseguramos uma gestão mais eficiente, alinhada às necessidades de longo prazo da empresa", afirma Jefferson Andriotti, Head de TI e Suprimentos da Lwart Soluções Ambientais.
Em 2020, a Lwart divulgou planos de duplicar o faturamento em cinco anos, encostando na marca anual de R$ 1 bilhão.
NOVO MERCADO
Na nota, a Rimini fala em já ter clientes nos “quatro continentes”, uma dessas afirmações que parecem ter grande impacto, mas na verdade podem querer dizer quase qualquer coisa.
Embromation a parte, a Rimini parece ter achado um filão interessante com a sua nova oferta de serviços de suporte, segurança e consultoria para produtos VMware.
A VMware foi adquirida pela Broadcom no final de 2023 e vem introduzindo mudanças no seu modelo de licenciamento que estão desagradando parte da base de clientes.
Em resumo, a Broadcom (que pagou US$ 61 bilhões pela VMware) quer substituir o modelo de licença perpétua de softwares por assinaturas mensais.
É uma troca de modelo comercial frequente no mundo de software na última década. Os investidores ficam felizes, porque as empresas passam a gerar receita recorrente.
Em tese, os clientes passam a receber atualizações mais frequentes das suas soluções, o que também seria vantajoso para eles.
Na prática, muitos clientes estão satisfeitos com o que tem, e aí entram empresas como a Rimini, oferecendo suporte terceirizado.
Segundo a Rimini, o valor do serviço padrão do suporte para produtos VMware é comparável às taxas de suporte atuais pagas diretamente à VMware.