
Movimentou caiu na varejista. Foto: Divulgação
A Americanas, uma das maiores redes varejistas brasileiras, teve uma queda de 57% nas visitas ao seu site entre os dias 11 a 31 de janeiro — desde que o rombo fiscal da empresa foi anunciado.
O dado foi registrado pela consultoria SimilarWeb e revelado pelo Itaú BBA.
Segundo o NeoFeed, a queda já vinha ocorrendo desde o começo do mês, quando o tráfego no site da Americanas caiu 36% entre os dias 1º e 11 de janeiro.
Considerando todos os dias do mês, a varejista fechou janeiro com uma queda de 49% nas visitas, fazendo com que a empresa registrasse uma presença de apenas 6% no tráfego total para sites de e-commerce. Antes, a Americanas possuía 12% do total.
Conforme o Itaú BBA, a companhia vem reduzindo seus investimentos em seu canal digital, diminuindo os gastos com links patrocinados.
A decisão pode afetar o crescimento geral da Americanas no futuro e acabar ajudando no aumento de buscas de outras empresas. Em janeiro, a Magazine Luiza e a Amazon registraram um aumento de 20% e 41% em seu tráfego, respectivamente.
No terceiro trimestre de 2022, o site da Americanas respondeu por 48,5% da receita bruta total da empresa.
“Isso, combinado com a alta correlação desses sites com o site da Americanas, pode indicar que ambos estão bem posicionados para capturar a parcela da Americanas (no tráfego total) indo adiante, um ponto que vamos monitorar de perto”, diz um trecho do relatório da SimilarWeb.
Mas o problema não para aí. Segundo um relatório recente da ESET, uma multinacional da área de segurança, a Lojas Americanas virou a queridinha de criminosos especializados no golpe da loja virtual falsa.
De acordo com o relatório, a quantidade de lojas falsas da Americanas chega a ser 40% maior que a de alguns dos seus principais concorrentes.