NOMES

Marques assume negócios internacionais da Totvs

Presença da gigante brasileira de ERP fora do país ainda é tímida.

26 de abril de 2022 - 08:01
Valdemir Marques. Foto: Divulgação

Valdemir Marques. Foto: Divulgação

Valdemir Marques, diretor comercial da divisão de Large Enterprise da Totvs, acaba de assumir a responsabilidade pelas operações da empresa na  Argentina, Colômbia e México.

Marques foi contratado pela Totvs em 2017 e é um executivo experiente, estando no mercado desde os anos 80 e com passagens por cargos de diretoria na área de vendas da IBM, Indra e SAP, onde atuou por 10 anos em duas passagens diferentes.

A informação é de fontes de mercado e foi confirmada pela assessoria de imprensa da Totvs. A empresa negou um pedido de entrevista da reportagem do Baguete, alegando que a diretoria ocupada por Marques já existia e que a estratégia segue sendo a mesma.

Provavelmente, a decisão da empresa também tem que ver com o fato de que a presença da Totvs fora do Brasil não é tão expressiva e já passou por uma boa quantidade de idas e vindas.

Na última divulgação de resultados da Totvs, por exemplo, as operações fora do país não foram mencionadas nem na mensagem do CEO Dennis Herszkowicz, nem em qualquer outro lugar do documento de 34 páginas disponibilizado para investidores.

Internacionalizar o negócio é uma tarefa pendente na Totvs faz tempo.

Ainda em 2011, mais de dez anos atrás (a memória da reportagem do Baguete é longa), a companhia estreou a sua primeira campanha publicitária em 20 países latino americanos ao mesmo tempo.

Três anos depois, em 2014,  a companhia baixou a bola e informou a investidores que havia desistido da sua meta de ter vendas fora do país representando entre 3% e 5% da receita até o final de 2016.

Dois anos depois, em 2016, uma reportagem do Valor Econômico falando de uma subdivisão para atender Peru, Colômbia e Equador, situou a participação da operação internacional na receita da Totvs em modestos 2%.

Desde então, não se ouviu mais falar do assunto. 

Até agora, a ausência de uma presença internacional mais representativa não tem sido um empecilho para a Totvs, que fechou o ano passado com uma receita de R$ 3,2 bilhões, uma alta de 24% frente aos resultados de 2020.

A companhia consolidou sua posição de liderança no mercado de software de gestão brasileiro, e tem feito excursões ousadas em novas áreas, como a compra da startup de automação de marketing RD Station por R$ 1,8 bilhão no ano passado.

A Totvs tem ainda uma divisão fintech em alta, na qual o Itaú acaba de investir R$ 1 bilhão por uma participação de 50%.