.png?w=730)
Cerimônia de anúncio das instituições selecionadas (Foto: Rodrigo Cabral (ASCOM/MCTI))
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), selecionou três instituições do Sul e Nordeste para investir R$ 178 milhões no desenvolvimento de tecnologias inovadoras.
Entre as beneficiadas, estão o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), localizado no Paraná; e o Instituto Senai de Inovação (ISI) em Sistemas de Sensoriamento, do Rio Grande do Sul.
A terceira instituição é o Virtus, núcleo de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia da informação, comunicação e automação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Paraíba.
Em atuação desde 1959, o Lactec é um dos maiores centros de pesquisa, tecnologia e inovação do país, com forte presença nos mercados de energia, meio ambiente, indústria, mobilidade elétrica e conectividade.
Inaugurado em 2017, o ISI atua em especial em projetos de inovação e pesquisa aplicada para o aumento de produtividade e competitividade na indústria brasileira.
O Virtus, por sua vez, cria projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com parceiros da indústria. Entre eles, estão nomes como Asus, Dell, Epson, Ericsson, HP, Huawei, Ingenico, Intelbras, Lenovo, LG e Motorola Solutions.
Advindos do HardwareBR, programa que investe em desafios tecnológicos nacionais da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), os recursos contemplam ações de ampliação e fortalecimento de competência científica e tecnológica, bem como projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Ao todo, o programa contemplará nove centros de competência. Outras três instituições foram anunciadas em maio deste ano, com aporte de R$ 180 milhões e mais três serão contempladas no início de 2024.