
Grande encrenca para os usuários do Teams. Foto: Depositphotos.
A Microsoft anunciou que vai desativar os conectores do Office 365 no Teams até outubro deste ano, com a recomendação de que os usuários migrem os trabalhos para o Power Automate, plataforma da empresa voltada a fluxos de trabalho.
Segundo a companhia, o Power Automate oferece uma arquitetura mais robusta e segura para transportar informações para dentro do Teams, a solução de chat de grupos da empresa.
A partir de 15 de agosto, a Microsoft já deve bloquear a criação de novos conectores em todas as nuvens e, em 1º de outubro, todos os conectores existentes serão desativados.
Os chamados conectores permitem, por exemplo, que atualizações de plataformas de tickets sejam postadas automaticamente em chats do Teams, facilitando o monitoramento e a resposta rápida a incidentes.
No post da Microsoft anunciando a novidade, as reações dos clientes não são das melhores. Dos 180 comentários (bastante coisa para uma publicação num blog corporativo) a maioria é crítica da medida e do modo como ela está sendo conduzida.
"A Microsoft não aprende, os prazos de transição insuficientes?", questiona uma postagem, alegando que dos três meses previstos, dois ocorrem na temporada de final de ano. "Agora vamos ter que migrar dos conectores para algo que nunca vimos antes. Para que?", agrega o cliente.
A Microsoft não se pronunciou publicamente sobre as razões para as desativações repentinas dos conectores, o curto período de tempo ou supostos problemas de integração com o Power Automate.
Uma explicação circulando em fóruns técnicos é que a pressão da União Europeia com a lei antitruste aplicada à Microsoft por agregar o Teams ao Office 365 no momento da sua comercialização possa ser uma das causas.
O Power Automate é uma plataforma SaaS da Microsoft para otimizar e automatizar fluxos de trabalho e processos de negócios. Foi criada pela Microsoft em 2019 e era conhecida até pouco tempo atrás como Microsoft Flow.